Com estimativa de investimento na casa dos R$ 8 milhões, a reforma da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, será de total responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza. O secretário de Infraestrutura da Capital, Samuel Dias, em entrevista exclusiva para o OPINIÃO CE, informou que em relação ao Governo do Estado, não há questão judicial sendo tratada e sim na esfera administrativa.
Segundo o titular da pasta, existia um acordo de cooperação para a execução da reforma da Ponte dos Ingleses e, algumas cláusulas não foram cumpridas, então a Prefeitura informou ao Governo do Estado que “está assumindo as cláusulas relativas ao Estado, ou seja, nós vamos construir a parte que cabe ao Governo”, declarou Samuel.
Questionado sobre os próximos passos, o secretário revelou que a Prefeitura já está providenciando a contratação das empresas para executar as obras. “Estamos também solicitando à Secretaria de Turismo que nos envie o projeto de requalificação que eles desenvolveram para a ponte porque a gente quer executar o projeto como foi desenhado por eles”.
Samuel informou ao OPINIÃO CE que o primeiro passo já foi feito: a recuperação estrutural da ponte, feita pela Prefeitura. “O segundo passo é o piso de concreto da ponte. O terceiro passo é a obra de requalificação com os equipamentos. O segundo passo já vai ser feito imediatamente pela Prefeitura”, elenca o titular.
Na última semana, criou-se um imbróglio entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Capital acerca de impasses sobre a reforma do espaço. Em sua fala sobre o equipamento nesta segunda-feira, 31, em evento em Fortaleza, o gestor voltou a citar obras inacabadas do Estado em Fortaleza. A Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, está fechada há cinco anos, com obras de reforma paralisadas. Na última semana, surgiu um imbróglio entre o executivo estadual e a gestão municipal de Fortaleza acerca das responsabilidades de cada esfera em relação à obra. A reforma da Ponte é conjunta entre Governo e Prefeitura.
A reportagem tentou contato com o Governo do Estado, via e-mail da Secretaria de Obras Públicas (SOP), e aguarda retorno.
EMBATES POLÍTICOS
Na quarta-feira passada, dia 26, Sarto afirmou que assumiria a completa responsabilidade pela obra. Nesta segunda-feira, o prefeito declarou que está aguardando o projeto ser devolvido pelo Estado para dar continuidade à reforma. “Por favor, nos envie de volta o projeto que enviamos em janeiro de 2022. Pode nos mandar”, disse o gestor, dirigindo-se ao Governo.
Aproveitando a ocasião, o prefeito criticou as obras inacabadas do Estado na Capital. “Se quiser, podem nos mandar também o projeto do Acquário”, acrescentou o pedetista, referindo-se ao Acquário do Ceará, cujas obras tiveram início em 2012.
Na semana anterior, o governador Elmano de Freitas (PT) rebateu as declarações de Sarto, afirmando que a Prefeitura deveria ter recuperado a base da ponte, não cumprindo com um acordo firmado por ambos os executivos em 2021. Quanto a uma possível agenda com o governador para resolver a questão, o prefeito disse que não é necessário, pois “a Ponte dos Ingleses está resolvida“.