O governador Elmano de Freitas (PT) disse nesta sexta-feira, 19, ainda não possuir posicionamento acerca da disputa municipal de Fortaleza. A fala do petista ocorreu durante o primeiro encontro estadual do Republicanos, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Elmano disse ainda não apoiar publicamente um nome para a Prefeitura. “Não estou nem querendo discutir o processo eleitoral de 2024, porque eu acho muito cedo, eu acho que nós temos que nos concentrar agora em governar o Ceará.
“O PT de Fortaleza deve iniciar o processo de avaliação da cidade, do diagnóstico, porque nós temos que chegar lá na frente com um programa, um conjunto de propostas, e depois o debate de nomes”, disse. “Eu disse que eu queria que voltasse o tempo em que os pobres fossem a prioridade da Prefeitura de Fortaleza e evidentemente o governo da Luizianne foi um governo que priorizou os mais pobres da cidade, e eu tenho muito orgulho de ter feito parte”.
CENÁRIO
O PT ainda não tem nome definido para a disputa em 2024. Internamente, são ventilados os nomes da ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins (PT) e do presidente da Alece, Evandro Leitão, que hoje está no PDT. O deputado afirmou, inclusive, o desejo de continuar no partido.
No último dia 6 de maio, Elmano disse que Luizianne “há de voltar” para a gestão municipal. Evandro Leitão também se fazia presente na ocasião. O presidente da Assembleia, aliás, é um dos nomes cotados, pelo próprio PT, para participar do pleito municipal.
DISPUTA MUNICIPAL DE FORTALEZA
A eleição para Prefeitura já possui alguns nomes definidos para a disputa. No último dia 4 de maio, Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza e atual presidente do PDT em Fortaleza, informou que José Sarto (PDT) vai concorrer à reeleição. Outro nome certo para o pleito é o de Capitão Wagner (União), secretário de Saúde de Maracanaú, e atual presidente do União Brasil no Ceará.