O PT do Ceará realiza neste sábado (23) reunião na qual pode anunciar nome para concorrer ao Governo do Ceará. O encontro visa a estabelecer uma tática eleitoral – uma só que seja, dada a criticidade do momento. A militância exige, aqui e alhures, muito siso no comando do partido. Primeiro, por representar um cisma radical com um aliado antigo, o PDT, num divórcio após 16 anos dividindo o mesmo teto. Depois, por ser uma decisão que vai mudar os rumos da disputa eleitoral no Estado. Por fim, por que a construção, ou desconstrução, da cena local interessa muito às instâncias nacionais. É fato: Lula está com os olhos – e com as mãos – no panorama político cearense.
NA PAUTA
Qualquer que seja o rumo adotado pelo Partido dos Trabalhadores, a decisão de hoje há de ser o segundo assunto mais comentado amanhã na convenção do PDT que vai confirmar Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza, como candidato a governador do Estado.”
ALIANÇA EM TORNO DO VEXAME
O abraço que o deputado Wagner Sousa (UB) teve de dar no presidente Jair Bolsonaro (PL) em ato eleitoral na Praia de Iracema, em Fortaleza, é a imagem dos palanques que mais tem circulado nos últimos dias no Ceará. Também, pudera: mostra, além da relação próxima de dois elementos políticos, o quão vexatórias podem ser as alianças.”
ENTENDEM
Não que Wagner e Bolsonaro não tenham caibam num aconchego daqueles. Cabem, sim, acochadinhos. Ambos adotam a retórica da insegurança pública como alavanca de votos. Enquanto Wagner comandou motins na PM do Ceará – fazendo com que escolas e comércios fechassem, impedindo a circulação de ônibus e interrompendo até serviços religiosos, apavorados pela violência -, Bolsonaro, como deputado federal, defendeu milícias e milicianos. Os currículos falam por si.
A GRANDE FAMÍLIA
O União Brasil, legenda atual de Wagner Sousa, e o PL, que por ora abriga o presidente Jair Bolsonaro, agendaram convenções no Ceará para 5 de agosto. Até lá, terão tempo de sobra para discutir o que fazer. A propósito, se o leitor e a leitora não sabem, vale a curiosidade: assim como Ciro e Cid, Wagner é da família Gomes.
NOUTROS ESPAÇOS
A Coluna do jornalista Roberto Maciel é publicada no OPINIÃO CE (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Além desses espaços, o autor, com o jornalista Maurício Lima, está semanalmente no podcast Papo de Cabeça, nas plataformas YouTube e Spotify.