Voltar ao topo

17 de abril de 2025

Na reta final do primeiro turno, governadora Izolda Cela declara apoio público a Elmano

"Conheci o Elmano quando eu era secretária de Educação do Cid e vejo uma trajetória pautada na defesa do povo cearense", disse a governadora
Governadora do Ceará, Izolda Cela Foto: Reprodução

Compartilhar:

A governadora Izolda Cela (sem partido) declarou, publicamente, apoio a candidatura de Elmano de Freitas (PT) ao Governo do Ceará. Em vídeo publicado em suas redes sociais e que será usado na campanha do petista, a mandatária, ex-pedetista, lembra a trajetória como vice do ex-governador Camilo Santana (PT), candidato ao Senado Federal e principal apoiador de Elmano, e cita o senador Cid Gomes (PDT). Na declaração, Izolda diz que Elmano é “o melhor para seguir o projeto” no Ceará.

“Cearense, tenho muita honra de ser governadora e de ter sido vice-governadora ao lado do Camilo por mais de sete anos. Muitos desafios e muitas conquistas também. Agora, sigo minha consciência no que considero ser o melhor para o nosso Estado. E o melhor para seguir projeto é Elmano”, destaca a mandatária.

Ainda na declaração, Izolda destaca que conheceu Elmano quando ainda era secretária da Educação do ex-governador Cid Gomes, irmão de Ivo e Ciro Gomes, ambos do PDT. “Conheci o Elmano quando eu era secretária de Educação do Cid e vejo uma trajetória pautada na defesa do povo cearense. Tenho certeza que, com Elmano governador, o Ceará vai garantir as conquistas e avançar ainda mais no caminho certo em busca das vitórias nós desejamos“, finaliza a governadora.

Confira o pronunciamento:

Papel de Izolda

Mesmo sem ter declarado apoio público a Elmano, a governadora Izolda Cela já vinha participando, de forma indireta, do debate político frente às eleições deste ano. A entrada da mandatária ganhou força após queda de braço envolvendo ações judiciais e troca de acusações entre Izolda e a campanha do ex-aliado Roberto Cláudio (PDT), candidato ao Governo do Estado. RC, que venceu as prévias do partido para disputar as eleições, o que gerou o rompimento da aliança com o PT, que tinha preferência por Izolda, acusa o Governo do Estado de cooptar prefeitos em troca de verbas públicas.

O Executivo estadual nega todas as acusações. Desde o início da campanha oficial, Izolda evitava movimentações eleitorais. Questionada, no último dia 23 de agosto, em agenda em Caucaia, se teria ajudado Camilo Santana (PT) a escolher o deputado para a disputa, disse:

“Eu não tenho uma participação formal nisso, mas óbvio que, juntamento com o ex-governador Camilo Santana, tenho a minha apreciação sobre as pessoas em relação àquela definição importante que estava sendo feita. O que eu posso falar é que eu tenho muito respeito pelo deputado Elmano pelas interações que tive com ele”, afirmou, na ocasião.

Apesar disso, a gestora evitou dizer se há uma inclinação pelo apoio a Elmano nas eleições e destacou que sua neutralidade em relação ao pleito visava uma boa conclusão do mandato. “Me desfiliei pela nova configuração política que se estabeleceu no Ceará. Isso me gerou uma situação mais tranquila do ponto de vista da base do governo, que é ampla e eu quero que continue sendo porque isso é muito importante”, afirmou. “Nós temos uns meses para concluir a gestão, e a minha expectativa é poder fazê-lo da melhor maneira possível. Acho que é isso que o povo do Ceará deseja também”, completou.

A presença de Izolda na campanha de Elmano nos últimos dias que antecedem o primeiro turno acontece também após o candidato subir nas principais pesquisas de intenção de voto. Conforme os últimos balanços, o candidato petista se mantém nas primeiras colocações junto a Capitão Wagner (União Brasil).

[ Mais notícias ]