O Ceará perdeu por 2 a 0 para o Sport/PE, neste domingo, 2, no Estádio Ilha do Retiro, em Recife-PE. A partida, válida pela 15º rodada da Série B, marcou a reestreia do técnico Guto Ferreira no comando do Vozão, o treinador escolhido para substituir Eduardo Barroca, demitido na última quinta-feira, 29. Com o resultado, o Alvinegro terminou o fim de semana na décima posição, mas ainda pode descer uma colocação até o fim da rodada.
PRIMEIRO TEMPO
Logo ao início da etapa inicial, já se via o que estava a frente para o Vovô. O Sport, o mandante no confronto, foi bem superior ao longo dos 45 primeiros minutos, o que, no entanto, não significa que o Ceará não criou chances. Aos 15 minutos, Janderson foi lançado em velocidade, entrou na área, e finalizou com perigo. A bola bateu na rede, mas do lado de fora.
Após mais dez minutos, entretanto, a zaga do Alvinegro de Porangabuçu falhou. Tiago Pagnussat cortou mal, com a posse da bola sobrando com Fabrício Daniel, do Sport. O atacante deu um passe em profundidade milimétrico para Jorginho, que tentou o drible em Bruno Ferreira, mas foi derrubado. Pênalti para o Sport. Ronaldo Henrique, na cobrança, abriu o placar. 1 a 0 para os mandantes.
Ao fim da etapa, em um lance semelhante ao que deu origem ao pênalti, Ronaldo Henrique acionou Luciano Juba, que driblou o arqueiro Bruno e empurrou para o fundo das redes. 2 a 0 para os pernambucanos e fim do primeiro tempo.
SEGUNDO TEMPO
A etapa complementar começou com um milagre de Bruno Ferreira. Ainda antes do primeiro minuto, Jorginho cruzou para Igor Cariús, sozinho. O lateral finalizou de primeira, mas o goleiro do Vovô defendeu no reflexo.
Aos 10 minutos, outro pênalti seria marcado para o Sport. Em cruzamento para a área do Alvinegro, Erick colocou a mão na bola. O Rubro-Negro até marcou um gol na sequência do lance, mas o árbitro já havia marcado o pênalti. Ronaldo Henrique foi novamente para a cobrança, e conseguiu, novamente, deslocar o goleiro Bruno. A bola, entretanto, foi para fora. Segue 2 a 0 para o Leão da Ilha.
A partir da segunda metade da etapa final, o Ceará melhorou na partida, e passou a dominar o jogo. Aos 43, aliás, o atacante Nicolas chegou a acertar a trave, em uma cabeçada que, se fosse com direção, não teria chance de defesa para o goleiro Renan. Apesar do esforço, o jogo chegou ao fim sem alteração do placar no segundo tempo.
RESULTADO E PRÓXIMO JOGO
Com o revés, o Vozão terminou o fim de semana na décima posição, com 21 pontos. O primeiro clube do G4 é o Novorizontino, com 29, oito a mais que o Ceará. Nesta segunda-feira, 3, aliás, o clube cearense ainda pode ser ultrapassado pelo Botafogo/SP, caso os paulistas vençam a sua partida contra o Guarani/SP, às 20h15.
Pela “Segundona”, o próximo jogo do Ceará é contra o próprio Botafogo, na próxima sexta, 7, na Arena Castelão, às 21h30, em um confronto que promete ser de “seis pontos”.