O município de Quixadá, no interior do Ceará, por meio da Secretaria de Saúde, deu início na última terça-feira, 21, a uma nova etapa do Programa “Um Novo Olhar”, onde são realizadas cirurgias de catarata e pterígio em pessoas que aguardavam pelo procedimento há vários anos e estavam com o pedido na Central de Marcação. Na nova etapa do programa, a primeira de 2023, cerca de 600 cirurgias estão sendo realizadas, ultrapassando a marca de 2.500 procedimentos desde o lançamento da ação, em janeiro de 2021.
As avaliações pré-operatórias ocorrem na Unidade Básica de Saúde do Putiú, de onde os pacientes já saem com data e horários agendados para seus procedimentos, que acontecem no Hospital Dr. Eudásio Barroso. A equipe do renomado Médico Dr. Leandro Pessoa Mota fica responsável pelas cirurgias. Todos os pacientes recebem um acompanhamento pós-operatório e, depois da intervenção, já saem do local com um colírio e óculos escuro, que devem ser utilizados por um determinado período para a completa recuperação.
“Vim para o Ceará a convite do Dr.Leandro para participar do projeto de cirurgias. Estamos realizando, em média, 120 cirurgias [de catarata e pterígio] por dia e executando esse trabalho, que é bem bonito, há dois anos”, explica o Dr.Lucas Oliveira, do Rio de Janeiro, que faz parte da equipe. “Os pacientes vêm, fazem a cirurgia e já saem no mesmo dia. O resultado é rápido e com bastante segurança, com equipamentos e lentes de boa qualidade”, detalha o Dr.Alexandre Ishizaki, também do Rio.
O programa, idealizado de forma pioneira na região do Sertão Central, tem transformado as histórias de milhares de quixadaenses que, graças à iniciativa, podem voltar a enxergar em sua plenitude. “Agradeço muito por ter trazido essa saúde para nós todos, que estávamos praticamente cegos. Hoje, graças a Deus, estou enxergando tudo e eu só tenho a agradecer por essa ação que mudou completamente a minha vida”, conta o aposentado Agemírio Sousa, um dos pacientes atendidos pela ação da Prefeitura.
“Estou muito feliz, porque fui muito bem atendida. Estou bem, não senti nada da operação, dormi bem e acordei bem. Estou muito feliz, porque a gente não tinha esse luxo de ser operada”, comemora a paciente Maria das Graças Fernandes dos Reis.
Segundo a gestão municipal, um novo mutirão de cirurgias de Catarata e Pterígio deverá ser realizado ainda em 2023, onde novas histórias serão transformadas e centenas de quixadaenses terão a oportunidade de voltar a enxergar melhor e a desfrutas das belezas da vida.