Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

MPCE libera Arena Castelão para Clássico-Rei desta quarta-feira, 13, após apagão

No domingo, 10, o jogo entre Fortaleza e Palmeiras precisou ser encerrado antes dos 90 minutos por conta de um apagão.
Foto: LC MOREIRA/AE

Compartilhar:

O Ministério Público do Ceará (MPCE) atestou, nesta terça-feira, 12, o funcionamento dos geradores de energia da Arena Castelão, que receberá o Clássico-Rei nesta quarta-feira, 13, pela Copa do Brasil. Durante a vistoria, foi feita uma simulação de uma nova queda de energia no entorno do estádio e ficou demonstrado que os equipamentos suportam um eventual novo apagão, o que garante a saída segura de torcedores do estádio.

Diante disso, o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) liberou o estádio para jogos, incluindo a partida entre Ceará e Fortaleza pelas oitavas de final.

O promotor de Justiça e coordenador do Nudtor, Edvando França, acompanhou o religamento. “Desde o ocorrido, o MPCE mostrou-se preocupado em dar uma resposta o quanto antes para a sociedade”, ressaltou. Como adiantado pelo OPINIÃO CE, Edvando havia oficiado, na segunda-feira, 11, a Federação Cearense de Futebol (FCF), a Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) e a própria Arena Castelão para que, em até 24 horas, a situação dos geradores de energia do estádio fosse regularizada.

Jogo entre Fortaleza Palmeiras

No domingo, 10, o jogo entre Fortaleza e Palmeiras precisou ser encerrado antes dos 90 minutos por conta de uma sobrecarga no sistema de energia elétrica administrado pela Enel Ceará, o que levou ao apagão no entorno e no interior da Arena Castelão. Conforme o secretário de Obras Públicas do Estado, Francisco Quintino Vieira, a sobrecarga fez com que a Distribuidora isolasse o sistema do estádio, o que impossibilitou que os geradores fossem ativados imediatamente.

De acordo com o titular, desde a Copa do Mundo de 2014 a Arena já havia passado por episódios de queda de energia e os geradores, em todos esses casos, foram acionados e funcionaram devidamente.

Já o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, esclareceu que, desde domingo, a equipe técnica responsável pela Arena Castelão vinha trabalhando para que o problema fosse solucionado. “Fizemos um trabalho de manutenção preventiva no grupo de subestação e nos geradores para garantir que eles estivessem em pleno funcionamento”, explicou Pinheiro, ressaltando que um novo gerador também foi adquirido visando garantir a segurança do torcedor.

[ Mais notícias ]