Voltar ao topo

24 de março de 2025

MPCE e CGD renovam acordo de cooperação técnica de apoio em investigações e operações

Os dois órgãos se comprometem a atender pedidos de dados, comunicar imediatamente ocorrências que interfiram nas atividades, acompanhar e fiscalizar as ações relativas ao acordo, entre outros compromissos
Rodrigo Bona, da CGD, e o procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, celebram a renovação do acordo de cooperação. Foto: Divulgaçao/ Ascom MPCE

Compartilhar:

O Ministério Público (MPCE)  renovou nesta quinta-feira (18) o acordo de cooperação técnica com a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD). O documento, que prevê apoio mútuo em investigações e operações, foi assinado na sede da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, pelo procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, e pelo secretário da CGD, Rodrigo Bona Carneiro.

O objetivo do acordo é fornecer recursos de pessoal e material para intercâmbio de informações, conhecimentos e experiências nas investigações criminais do MP do Ceará, da CGD e da Delegacia de Assuntos Internos (DAI) relacionadas a desvios de conduta de agentes das Forças de Segurança e sistema penitenciário do Ceará. No termo, o MPCE e a CGD se comprometem a atender pedidos de dados, comunicar imediatamente ocorrências que interfiram nas atividades, acompanhar e fiscalizar as ações relativas ao acordo, entre outros compromissos.

Para o promotor de Justiça Marcelo Cochrane participou do encontro. Ele é coordenador do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc). “A renovação do acordo fortalece a cooperação e a atuação coordenada das instituições, visando à eficiência das investigações e da persecução criminal”, pontuou.

“O diálogo e a parceria entre as instituições demonstram um compromisso contínuo com a colaboração e a melhoria dos serviços prestados à sociedade. Por isso, hoje renovamos o termo de cooperação técnica com o Ministério Público Estadual, que é um grande parceiro nosso”, declara o secretário da CGD Rodrigo Bona.

Também participaram do momento a assessora de Desenvolvimento Institucional, promotora de Justiça Daniele Carneiro; e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), promotora de Justiça Juliana Mota.

[ Mais notícias ]