Voltar ao topo

5 de dezembro de 2023

Rádio opinião

MoveCE: seminário debate retomada econômica na macrorregião de Sobral com foco no turismo

Compartilhar:

Após pausa por conta do recesso parlamentar, o Move Ceará, iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado em conjunto com a plataforma TrendsCE, retomou as atividades. O terceiro encontro começou nesta segunda-feira (31) e que segue até amanhã (2), reunindo representantes e agentes estratégicos do setor produtivo dos 18 municípios da macrorregião do sertão de Sobral. O evento acontece de forma remota e debate cinco áreas prioritárias: Turismo, Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Energias Renováveis, Saúde e Economia da Moda.

“Vamos ouvir o setor produtivo para, ao final da escuta, gerar um manifesto, um documento de cada uma das macrorregiões para ver em que a Assembleia Legislativa pode contribuir para solução das principais demandas levantadas”, explica a secretária-executiva do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL, Luíza Martins.

O objetivo do projeto é ouvir o setor produtivo das 14 macrorregiões econômicas do Ceará para subsidiar ações com foco em alavancar a economia do Estado no pós-pandemia. No primeiro dia de encontro, os participantes discutiram possíveis ações na área de Turismo e responderam um questionário no qual elencaram o grau de prioridade em questões relativas aos temas: Ambiente de negócios e cooperação, Governança e gestão empresarial, Inovação e tecnologia, Inteligência de negócios e competitividade e Recursos humanos.

A gerente de Fomento ao Turismo e Economia Criativa da Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral, Rachel Rodrigues, destacou ações realizadas no município para desenvolvimento de rotas turísticas e turismo comunitário. “Agora a gente tem toda essa proposta de trabalhar o turismo comunitário e o ecoturismo nos distritos com o potencial que nós temos: com inscrições rupestres, fontes de águas termais e a famosa Pedra da Andorinha, que é o refúgio de animais silvestres”, informou.

Programação

O calendário de encontros estratégicos prevê, ainda, eventos em Iguatu (centro-sul), Aracati (litoral leste), Camocim (litoral norte), Itapipoca (litoral oeste/Vale do Curu), Baturité (Maciço de Baturité), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Quixeramobim (sertão central), Canindé (sertão de Canindé), Crateús (sertão de Crateús), Tauá (sertão dos Inhamuns) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe). Já foram realizados encontros do Move Ceará em Fortaleza, discutindo as áreas prioritárias da Grande Fortaleza, e no Crato, debatendo as demandas da macrorregião do Cariri.

[ Mais notícias ]