A 6ª edição do Cine Miau – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual chegou a Sobral nesta terça-feira (20), com sessões exclusivas para escolas e abertas ao público. Após passar por Fortaleza, a programação no Município se estende até domingo (25), reunindo produções que possuem temas como cidadania, empatia e respeito. Com acesso gratuito, o evento, realizado pelo Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, busca atrair, principalmente, crianças de escolas públicas, visando democratizar o acesso ao cinema. Em todas as sessões, o mascote da mostra, o gato Miau, estará presente.
As exibições que ocorrerão entre terça a sexta-feira são exclusivas para escolas públicas agendadas, com sessões às 9h e às 14h, na Sala Multicine. Estão previstos debates sobre o filme ao final da exibição. Já no final de semana, as sessões serão abertas ao público, em uma estrutura de cinema ao ar livre, às 18h. No sábado (24), os filmes serão apresentados na Praça Evangelina Sabóia (Sinha Sabóia), enquanto no domingo (25) o evento acontece no Boulevard do Arco (Centro). A programação ainda estará na Abertura da Semana do Bebê, que acontece no sábado, às 17h, na Vila Olímpica. Todas as sessões contam com 10 fones abafadores para autistas.
Nesta edição serão exibidos 12 curtas-metragens, sendo 10 produções nacionais e duas internacionais. A curadoria dos filmes da Mostra foi realizada pelo diretor do Cine Miau, o Osiel Gomes, e pelos cineastas Vanessa Fort e Samuel Brasileiro. As produções escolhidas são obras que estão fora do circuito da cultura de massa, buscando diversificar as referências artísticas e culturais das crianças, além de tratar temáticas como acessibilidade, imigração e diversidade.
A Mostra ainda exibe o curta-metragem de ficção “Onde está Carolina?”, que foi produzido integralmente por 13 estudantes de 12 anos. São alunos da escola municipal Manoel Rodrigues Pinheiro de Melo, de Maracanaú. Os idealizadores do filme participaram da oficina Processos Criativos de Cinema para o Público Infantil, realizada em junho deste ano, que teve 40 horas de atividades conduzidas pelos cineastas Janaína Marques e Pablo Arellano, com aulas de teoria, criação e prática.
MARACANAÚ E FORTALEZA
Depois de Sobral, a programação seguirá para Maracanaú, com programação exclusiva para escolas, entre 27 e 29 de agosto, no Teatro Dorian Sampaio. A exibição aberta ao público ocorre no dia 31 de agosto, às 18h, na Praça da Estação. Em seguida, a Mostra retorna a Fortaleza, onde iniciou a edição deste ano no dia 10 de agosto. Serão exibidas, na capital cearense, mais duas sessões exclusivas para escolas, no dia 17 de setembro, no teatro da Edisca, e uma no dia 19 de outubro, na A KUYA – Centro de Design do Ceará, no Complexo Cultural Estação das Artes.
Confira a seguir os filmes que serão exibidos na Mostra
- Anacleto, o Balão. Dir: Carol Sakura e Walkir Fernandes. Animação. Brasil (PR). 12′. 2023. Livre.
- Eu sou assim, salabim! – Manu. Dir: Ana Teixeira e Camila Santana. Doc. Brasil (SP). 3′. 2023. Livre.
- Eu sou assim, salabim! – Levi. Dir: Ana Teixeira e Camila Santana. Doc. Brasil (SP). 3′. 2023. Livre.
- Eu sou assim, salabim! – Moana. Dir: Ana Teixeira e Camila Santana. Doc. Brasil (SP). 3′. 2023. Livre.
- Eu sou assim, salabim! – Nelby. Dir: Ana Teixeira e Camila Santana. Doc. Brasil (SP). 3′. 2023. Livre.
- Hospital de Brinquedos. Dir: Georgina Castro. Ficção / Drama. Brasil (CE). 13′. 2022. Livre.
- Lulina e a Lua. Dir: Alois Di Leo e Marcus Vinicius Vasconcelos. Fantasia / animação. Brasil (SP). 14′. 2023. Livre.
- Ninhos em Movimento/ O jeito Yuri de curtir a vida. Dir: Di Florentino. Doc. Brasil (PR). 13′. 2023. Livre.
- Onde está Carolina? Dir: Alunos da Escola Municipal Manoel Rodrigues Pinheiro de Melo. Ficção. Brasil (CE). 8’45”. 2024. Livre
- Sobre Amizade e Bicicletas. Dir: Julia Vidal. Ficção. Brasil (PR).12′. 2022. Livre.
- PIOINC. Dir. Alex Ribondi e Ricardo Makoto. Animação 3D. Brasil (?). 17′. 2023. Livre.
- Lost Sheep. Dir. Lukas Rooney. Animação. Estados Unidos (EUA). 7′. 2023. Livre
- Spring. Dir. Andy Goralczyk. Animação. Países Baixos (HOL). 7′. 2019. Livre