Menu

Moses Rodrigues confirma apoio a Elmano em 2026 e intensifica divisão no União Brasil

O deputado federal cearense Moses Rodrigues (União Brasil) confirmou, em evento nesta segunda-feira (3), que pretende apoiar o governador Elmano de Freitas (PT) na tentativa de reeleição em 2026.

A fala intensifica a divisão do União Brasil no Estado. No Ceará, o partido é presidido pelo ex-deputado federal Capitão Wagner, um dos principais opositores do grupo governista. Além disso, a legenda vai filiar o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que é pré-candidato ao Governo.

“Tem divisão, uma ala que quer ficar na oposição. Mas tenha certeza, governador, que eu estarei lhe apoiando na reeleição, porque reconhecemos o trabalho que tem feito pelo Estado do Ceará”, disse Moses.

Além dele, os também deputados federais Fernanda Pessoa (União Brasil) e AJ Albuquerque (PP) — partido que vai se federar com o União — também pretendem apoiar Elmano em 2026.

O pai de Moses, o prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, também deverá seguir a decisão do seu filho. O apoio, no entanto, pode não ser muito bem recebido pelo senador Cid Gomes (PSB), já que os Ferreira Gomes e os Rodrigues são rivais na região norte do Estado.

Ao Opinião CE, a deputada estadual licenciada Lia Gomes (PSB), irmã de Cid, já afirmou que “não vê com bons olhos” a aproximação entre Moses e o Governo.

Partido dividido

Apesar do apoio de parte do União Brasil, a chapa federal da legenda ainda conta com filiados como Dayany Bittencourt — esposa de Wagner — e Danilo Forte, que atuam para o partido permanecer na oposição.

Já na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), estão na oposição os deputados Sargento Reginauro, Heitor Férrer e Felipe Mota.

Ao Opinião CE, o Diretório Estadual do partido já afirmou que não vai liberar os seus filiados para as eleições de 2026. A presidência destacou que “a Nacional não vai liberar ninguém, assim como a Estadual”, em relação ao posicionamento das duas executivas para a disputa eleitoral.