Voltar ao topo

11 de setembro de 2024

Morre Roberto Cláudio Frota Bezerra, pai do ex-prefeito de Fortaleza, aos 75 anos

Engenheiro agrônomo por formação, Roberto Cláudio Frota Bezerra era aposentado do departamento de Estatística da UFC
Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

Morreu na manhã desta sexta-feira, 13, o ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Cláudio Frota Bezerra, aos 75 anos. Ele é pai do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), além do senador Prisco Bezerra, de Geraldo Rodrigues Bezerra e Elisa Rodrigues Bezerra.

Engenheiro agrônomo por formação, Roberto Cláudio Frota Bezerra era aposentado do departamento de Estatística da UFC. Ele também foi pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis (1983/1987) e pró-reitor de Planejamento (1987-1991). Também foi assessor de Planejamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O ex-reitor também era especialista e mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP) e foi professor e pesquisador visitante nos Estados Unidos.

Ele também ocupou, por duas vezes, o cargo de presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Entre outras coisas, Roberto foi membro da missão do governo brasileiro na Inglaterra e em Portugal sobre a avaliação e financiamento de Universidade Inglesa e Portuguesa, em 1996.

Biografia

Roberto Cláudio Frota Bezerra nasceu em Fortaleza em 23 de julho de 1947, filho de Prisco Bezerra e Otacília Frota Bezerra. Foi casado com Maria das Graças Rodrigues Bezerra, o casal tem quatro filhos: Prisco Bezerra, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, Geraldo Rodrigues Bezerra e Elisa Rodrigues Bezerra.

Por sua dedicação à educação, o professor recebeu, em 2018, a Medalha do Mérito Parlamentar na Assembleia Legislativa do Ceará, além das seguintes comendas: Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo no Grau de Grande Oficial (2002); o troféu Sereia de Ouro do Sistema Verdes Mares de Comunicação (2002); a Medalha do Mérito Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (2003), Medalha Visconde de Sabóia (2011) e a Medalha Guimarães Duque (2013).

[ Mais notícias ]