Faleceu, na manhã deste sábado, 18, a atriz Ilka Soares, no Rio de Janeiro, aos 89 anos. Com uma carreira que também inclui trabalhos de modelo e apresentadora, ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, e completaria 90 anos na próxima segunda-feira, 21. A informação foi publicada por seu neto da artista, o estilista Thomas Azulay, em sua página nas redes sociais. A morte ocorreu às 7h30.
“Ela deixa muita saudade e a certeza de que a vida é bela. Viva Ilka!”, termina o texto.
À Agência Brasil, a assessoria de imprensa da Rede D’Or, da qual a Clínica São Vicente faz parte, informou lamentar a morte de Ilka Soares e se solidarizou com a família e amigos pela perda. “O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, disse a nota.
A carreira de atriz de Ilka inclui novelas e filmes. Sua primeira atuação no cinema aconteceu em 1949, em Iracema, de Vittorio Cardineli. Desde então, foram mais de 40 trabalhos, segundo o site IMDB, uma das principais referências em informações sobre obras audiovisuais. Na lista, estão novelas como Anjo Mau (1976), Que Rei Sou eu? (1989) e Barriga de Aluguel (1990). O último trabalho foi em 2013, no filme Vendo ou Alugo, de Betse De Paula.