Aliados no âmbito estadual, PT e PSB protagonizam uma disputa concorrida em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe. A pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, contratado pelo Opinião CE, mostra o candidato petista Marquinho da Ana na frente, nos três cenários do levantamento. Naiara Castro, do PSB, cola no adversário e, nos três cenários, aparece empatada com ele na margem de erro.
Na pesquisa de intenção de votos espontânea, quando o entrevistado é convidado a declarar seu candidato de memória, Marquinho da Ana (PT) aparece com 40,5%, enquanto Naiara Castro (PSB) tem 36,8%. Juntos, Jeovane Barros (Novo) e Sérgio Ricardo (Psol) têm 1,8%. Respostas de quem declarou a intenção de votar branco ou nulo somam 6,1% do total; aqueles que não sabem em quem votar ou não responderam são 14,8%. A margem de erro da pesquisa é de 4,9% e a confiabilidade é de 95%.
No cenário da pesquisa estimulada (quando são apresentados os candidatos em disputa aos entrevistados), Marquinho da Ana (PT) tem 44,6%; Naiara Castro (PSB), 41%. Jeovane Barros (Novo) aparece com 1,3% e Sérgio Ricardo (Psol), 0,8%. A preferência por votos brancos ou nulos fica em 5,7%; não sabem ou não responderam são 6,6% do total.
Pesquisa espontânea:
- Marquinho da Ana (PT): 40,5%
- Naiara Castro (PSB): 36,8%
- Outros: 1,8%
- Brancos ou nulos: 6,1%:
- Não sabem ou não responderam: 14,8%
Pesquisa estimulada:
- Marquinho da Ana (PT): 44,6%
- Naiara Castro (PSB): 41,0%
- Jeovane Barros (Novo): 1,3%
- Sérgio Ricardo (Psol): 0,8%
- Brancos ou nulos: 5,7%:
- Não sabem ou não responderam: 6,6%
INFLUÊNCIA DOS APOIADORES
O Instituto Opinião apresentou um terceiro cenário, também de pesquisa estimulada, mas dessa vez com a presença dos apoiadores. Aos eleitores que responderam à pesquisa, foi mostrado mais uma vez o nome dos candidatos em disputa, mas agora com uma lista de apoiadores de suas campanhas. Marquinho da Ana, com o apoio do prefeito Wanderley Nogueira, do presidente Lula, do ministro Camilo Santana e do governador Elmano de Freitas, todos petistas, chega a 47,8% das intenções de voto. Naiara Castro (apoiada pelo ex-prefeito de Morada Nova, Glauber Castro, e pelo senador Cid Gomes) tem 38,7%.
Jeovane Barros (com o apoio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema) pontuou 2,5% das intenções; e Sérgio Ricardo (apoiado pelo deputado Renato Roseno) ficou com 0,7%. Neste cenário, votos brancos e nulos somam 4,1%; não sabem/não responderam são 6,2%.
Pesquisa estimulada com indicação dos apoiadores:
- Marquinho da Ana (PT), com o apoio de Wanderley Nogueira, Lula, Camilo Santana e Elmano de Freitas: 47,8%
- Naiara Castro (PSB), com o apoio de Glauber Castro e Cid Gomes: 38,7%
- Jeovane Barros (Novo), com o apoio de Romeu Zema: 2,5%
- Sérgio Ricardo (Psol), com o apoio de Renato Roseno: 0,7%
- Brancos ou nulos: 4,1%:
- Não sabem ou não responderam: 6,2%
REJEIÇÃO
Na projeção de rejeição por parte do eleitorado, os candidatos do PT e do PSB têm números bem próximos: 33,6% afirmam que, “com certeza”, não votariam em Marquinho da Ana (PT); e 34,8%, “com certeza”, não votariam em Naiara Castro (PSB).
O Instituto Opinião ouviu 400 eleitores, selecionados em dois estágios de forma a representarem proporcionalmente a população do município em sua diversidade. As entrevistas foram realizadas de forma presencial, entre os dias 14 e 17 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-00950/2024.