Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Montessori: já ouviu falar?

Compartilhar:

Mais que um Método, um estilo de vida. Há quem discorde, mas tudo bem. Eu, como mãe e tendo acompanhado centenas de famílias na direção desta filosofia, posso hoje afirmar: Montessori é vida, liberdade e amor. E ao aplica-lo educando o seu filho você perceberá uma criança mais confiante, mais articulada e o principal, mais feliz.

Unsplash

Nasceu na Itália, por uma Maria inteligente, firme e decidida, Maria Montessori. Ela, jovem e muito astuta, decidiu depois de muita observação que queria, por suas mãos, revolucionar a Educação. Tirar o protagonismo da mão do professor e colocar nas mãos da criança — tão singular — para que trilhasse seu próprio caminho intelectual. E não é que ela conseguiu? Sua pedagogia se alastrou e hoje está em muitas Escolas do Brasil.

Como mãe, descobri uma forma de educar com Montessori em casa, no seio familiar. De onde as crianças saem, onde nascem e se desenvolvem. Onde recebem suas primeiras impressões do mundo e onde se abastecem para viver em sociedade. O Lar é um berço e Montessori abre portas. Nos permite corrigir erros, repetir acertos e sonhar. Foi assim que ele entrou na minha vida de mãe. Conheci antes de engravidar da minha primeira filha. Apliquei desde que ela nasceu e sigo aplicando com todos os meus 3 filhos, há mais de 6 anos.

Nele encontro mil e uma formas diferentes de lidar com as situações e viver uma maternidade mais leve. Uma dica breve e prática? Deixe a criança fazer sozinha. É daí que parte a parte toda, e de onde podemos oportunizar muitas experiências sensacionais. Se você me perguntar por onde começar essa jornada, eu te convidarei a estudar. Ler obras, textos, buscar por pessoas que ensinam e compartilham a mensagem. Se abastecer do conhecimento, internalizar o sentimentos e viver as mudanças necessárias para entregar vida de verdade ao seu filho.

[ Mais notícias ]