Voltar ao topo

17 de abril de 2025

Monkeypox: paciente com diagnóstico positivo e com comorbidades morre em Crateús

 O diagnóstico da doença foi confirmado laboratorialmente e informado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica
© REUTERS/Dado Ruvic

Compartilhar:

Um paciente com comorbidades com diagnóstico positivo para a varíola dos macacos (monkeypox) e teve complicações de saúde morreu em Crateús, no interior do Ceará. A informação foi confirmada em nota publicada pela Secretaria de Saúde da cidade na noite desta segunda-feira, 19. O diagnóstico da doença foi confirmado laboratorialmente e informado pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica. Não foram detalhados o sexo e a idade da pessoa.

“A Prefeitura Municipal de Crateús, por meio da Secretaria de Saúde e do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, vem tornar de conhecimento público, em 19 de setembro, o primeiro caso de monkeypox no município. Ressaltamos que o caso estava em investigação laboratorial e recebemos a confirmação. Informamos também que, por complicações de saúde e devido à existência de comorbidades, o paciente veio a óbito“, diz a nota.

O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela monkeypox“, finaliza.

O Ceará soma 247 casos confirmados da doença, conforme dados da Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará disponibilizados na pantaforma IntegraSUS. As informações foram consultadas pelo OPINIÃO CE às 10h39 desta terça-feira, 20. No site ainda não constam óbitos. São 1.017 casos notificados, com 220 suspeitos e 514 descartados. Além disso, 14 casos são classificados como “prováveis”. Os municípios de Fortaleza (189), Maracanaú (8), Caucaia (5), Eusébio (5) e Itaitinga (4) concentram a maioria dos casos.

[ Mais notícias ]