Governar é cuidar do Estado e das pessoas. A sensação de insegurança que domina a sociedade precisa ser restabelecida. Só quem pode resolver é o Estado e suas forças de segurança.
As medidas adotadas por parte do governador cearense demonstram claramente sua determinação de promover de forma urgente o combate às facções e ao crime organizado.
Em outra ponta, é preciso diagnosticar o enorme aparato das forças de segurança para deixar chegar aos pontos de domínio dos criminosos nos bairros e nas periferias das cidades cearenses.
Ao informar à sociedade que por toda a semana irá anunciar medidas, é evidente que o governo trará novidades nessa área tão importante que é a organização da tropa, o respeito a hierarquia e o envolvimento que precisa ser resgatado pela voz e o peso da autoridade.
Assembleia retoma sessões nesta terça-feira (25)
O presidente da Alece, Evandro Leitão, após ouvir os líderes, bateu o martelo e decidiu que as sessões da Assembleia serão on-line. O presidente comandará do seu gabinete. Na próxima semana, as sessões serão híbridas, com a presença de deputados e online. O plenário será o auditório do edifício anexo, o prédio redondo. “A Casa está funcionando normalmente com todos os seus serviços”, comunicou Evandro.
Vereadores se solidarizam com a Alece
As Câmaras municipais de quase todos os municípios cearenses estão se solidarizando com deputados e servidores da Alece por conta do trágico incêndio que destruiu o plenário 13 de Maio, palco da história política do Ceará. As mensagens são de desejo de reconstrução e restabelecimento dos trabalhos na mesa diretora da tribuna histórica.
“Não terá banho de sangue”, diz deputado De Assis Diniz
“A sociedade cearense tenha a certeza de que todos os criminosos que estão aterrizando a periferia e as cidades serão presos, julgados e condenados. Existem mais de mil vagas disponíveis aguardando a chegada deles. Não teremos banho de sangue como querem os que semeiam a matança”, disse De Assis Diniz, reforçando que “eles irão completar os estudos e trabalhar nos presídios sob os cuidados do secretário Mauro Albuquerque”, concluiu.
Governo desapropria 168 mil hectares de terra para a transposição em cinco municípios do Cariri
“Ficam declaradas de utilidade pública, para fins de desapropriação, os imóveis com suas benfeitorias, acessos e outros acessórios, correspondentes à área total de 168.463,97 ha, situados nos municípios de Barro, Mauriti, Brejo Santo, Jati e Penaforte/CE, conforme previsto nos Anexos I a IV deste Decreto. Parágrafo único. A desapropriação referida destinar-se-á à implantação dos Sistemas de Abastecimento de Água do Projeto de Integração do Rio São Francisco – PISF, com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, nos Municípios de Barro, Mauriti, Brejo Santo, Jati e
Penaforte/CE”, diz o Diário Oficial do Ceará. As indenizações serão pagas pelo governo cearense.
Violência sem limite
Um dos envolvidos nas mortes no Barroso é um menino de apenas 12 anos. Já consta nos registros do juizado da infância como menor infrator. Seus dados estão em sigilo.