Os ministros da Defesa, José Múcio Monteiro, e da Educação, Camilo Santana(PT), assinam na tarde desta sexta-feira, 4, um acordo de cooperação para a ampliação do âmbito de atuação do renomado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. A cerimônia ocorrerá no Ministério da Educação, em Brasília. A informação foi confirmada pela reportagem do OPINIÃO CE, junto à assessoria do ministro da Educação.
O tema da expansão do ITA tem sido alvo de discussões em reuniões entre representantes dos ministérios envolvidos e as lideranças da Força Aérea Brasileira.
Este acordo de cooperação entre os ministérios da Defesa e Educação visa a expansão das atividades educacionais do ITA para o território cearense e tem por objetivo ampliar a oferta de cursos e oportunidades educacionais na área de tecnologia e engenharia no Ceará. Além dos ministros, a cerimônia contará com a presença do brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica; Denise Pires de Carvalho, secretária da Educação Superior (Sesu); e Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Conforme o Ministério da Educação, o acordo visa criar uma infraestrutura sólida e eficaz para o ensino superior de qualidade em áreas estratégicas no Ceará, como engenharia e tecnologia. O acordo representa um compromisso mútuo para explorar o potencial educacional da região e fornecer uma plataforma para a formação de profissionais altamente qualificados, construindo dessa forma oportunidades para os estudantes cearenses.