Nesta quinta-feira, 18, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o diretor de Políticas de Combate e Superação do Racismo, Yuri Silva, chegam a Fortaleza para o primeiro encontro da Caravana Participativa para construção do Plano Juventude Negra Viva (PJNV). Os encontros ocorrem em todas as Unidades Federativas (UF) do país, e movimentos sociais podem contribuir para a elaboração do Plano.
O QUE VISA O PJNV
Um dos principais focos do plano é a redução da letalidade entre jovens negros de todo o Brasil. Conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2021, pessoas negras representaram 77,6% das vítimas de homicídio doloso. Levantamento feito pelo Instituto Sou da Paz, entre 2012 e 2019, demonstrou que a taxa de mortalidade por homicídio de jovens negros foi 6,5 vezes maior que a taxa nacional.
Somente no Ceará, em 2021, o número de pessoas negras, entre 15 e 29 anos, somaram 1.808 jovens mortos. Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o total de mortes causadas por agressões intencionais de jovens no Ceará neste ano, 93% são de jovens negros, acima da média nacional, que foi de 82%, no mesmo período.
“Nós sabemos que a questão da letalidade é uma grande prioridade e pretendemos atuar diretamente sobre isso. Mas temos também questões de múltiplas ordens que afetam o cotidiano da juventude negra. Por isso o GTI [Grupo de Trabalho Interministerial] que cuida do Plano tem 12 ministérios envolvidos, porque são muitas demandas em diversas áreas”, explica a ministra Anielle Franco.
FORTALEZA
Na Capital cearense, o encontro se inicia às 8h30, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Além de Anielle e Yuri, o evento conta também com a presença da vice-governadora Jade Romero, e das secretarias de Igualdade Racial, Zelma Madeira, e da Juventude, Adelita Monteiro. Anielle Franco chega ao evento às 14h.
Após o lançamento do Plano, a ministra Anielle Franco, o secretário nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República, Ronald Luiz dos Santos, e a vice-governadora do Ceará, Jade Romero, darão entrevista à imprensa, às 14h40.