Voltar ao topo

18 de setembro de 2024

Ministério divulga cronograma do Programa Nacional de Vacinação de 2023; confira

Nos primeiros dois meses, o foco será na vacinação contra a covid-19. O planejamento prevê, ainda, vacinação contra influenza, poliomielite e sarampo.
Foto: Eviázio Bezerra/Divulgação

Compartilhar:

O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira, 31 de janeiro, o Cronograma Nacional de Vacinação de 2023. As ações vão começar no dia 27 de fevereiro, e será dividida em cinco etapas. Na primeira etapa do programa, o foco será a aplicação de vacinas bivalentes contra a covid-19 (que oferecem proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes) na população de alto risco: idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência.

Em fevereiro e março, o planejamento é intensificar a imunização contra o coronavírus. Em abril, será intensificada a campanha de vacinação contra Influenza, antes da chegada do inverno no país, quando os casos de doenças de causa respiratória são impulsionados devido às temperaturas mais baixas. Já em maio, deve ser realizada uma ação de multivacinação contra a poliomielite e contra o sarampo nas escolas.

Cenário no Ceará

No Ceará, de acordo com dados do IntegraSus, cerca de 90% da população já está vacinada com duas doses contra a covid-19, mas menos de 50% possui a dose de reforço (terceira dose) aplicada.

Já em relação à poliomielite, até outubro do ano passado, a taxa de vacinação no estado era de cerca de 81% para as crianças de um a quatro anos. Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade dos estados alcançaram a cobertura vacinal contra a poliomielite em relação ao público-alvo (95%). Já no que se refere ao sarampo, a vacinação no Ceará teve início no ano passado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a doença tem circulado livremente entre as Américas. 

[ Mais notícias ]