O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira, 20, com o tema “Todo dia é dia de combater o mosquito”, a Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir doenças como dengue, zika e chikungunya.
De acordo com Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, a campanha busca mobilizar os cidadãos para participar de forma efetiva do combate ao mosquito. “Nós não temos como fazer isso sozinhos. Se não houver colaboração da sociedade, todos os anos vamos ter casos e casos de dengue”, ressaltou Queiroga no evento que aconteceu em Brasília.
Ainda de acordo com o ministro, prevenir é a melhor forma de combater a doença e deve-se eliminar todo local de água parada, já que assim, o ambiente fica propício para o mosquito depositar os seus ovos. A campanha será transmitida na televisão, no rádio e na internet, trazendo informações sobre os principais focos de proliferação do mosquito e orientações sobre prevenção.
Entre as medidas que podem ser adotadas estão: evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta; manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas; vedar poços e cisternas; descartar o lixo de forma adequada.