Serão sete dias de apresentações que seguem até dia 1º, com participantes das oficinas ministradas ao longo do evento e nomes de destaque da cena local
Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br
Tem início no próximo sábado, 25, o Mi – Festival Música na Ibiapaba, realizado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).
Serão sete dias de apresentações que seguem até o próximo dia 1º, tanto com os participantes das oficinas ministradas ao longo do evento quanto com nomes de destaque da cena local e nacional – incluindo bandas, músicos de diferentes estilos, tudo com acesso gratuito.
Algumas das apresentações musicais contarão com interpretação em LIBRAS. “Nesta edição, fazemos uma homenagem muito bela e justa à nossa querida maestrina e educadora Izaíra Silvino, e também à nossa querida Marivalda Kariri e aos músicos que formaram tantas gerações: o Luizinho Duarte e Tarcísio Sardinha. Viva a obra e a memória dessas pessoas maravilhosas e viva o Mi!”, afirma o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba.
A programação artística tem início às 19 horas, com a solenidade de abertura do Festival, na Praça Clóvis Beviláqua. Durante a cerimônia, será exibido um vídeo-homenagem dedicado à maestrina, cantora e professora Izaíra Silvino (1945-2021), uma das homenageadas desta edição. Na sequência, a programação segue com a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) abrindo os trabalhos musicais do Festival.
Com uma formação orquestral completa, incluindo instrumentos de sopros, cordas e percussão, o grupo deve apresentar um repertório robusto, passeando entre composições dos gêneros erudito e popular.
Formada em 2016, com a participação de profissionais do Ceará e de outros estados, a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) faz parte de uma ação cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (Aamarte). Além da agenda de concertos, a orquestra participa de ações educativas em vários municípios cearenses. A noite do dia 25 segue com as apresentações do grupo Os Bardos e de Luizinho Calixto (PB), este que contará com participação de Francine Maria.
Enquanto a banda traz ao público faixas do seu álbum de estreia, Humanum – belo trabalho com referências da cultura sertaneja e muita poesia e lirismo – o paraibano Luizinho promete entregar tudo com sua sanfona de 8 baixos. A programação completa está disponível no site da Secult Ceará.