Voltar ao topo

20 de abril de 2025

“Meu bairro, nossa Câmara”: vereadores realizam escuta ativa no bairro Autran Nunes

O projeto aconteceu neste sábado (15), na Regional 11
A ação promove o acesso a cidadania com a emissão de documentos, atividades educativas e exames preventivos de saúde e já ultrapassou mais de 20 mil atendimentos em 11 edições. Foto: DIvulgação/CMFor

Compartilhar:

O projeto “Meu bairro, nossa Câmara”, em sua 11ª edição, segue com o serviço de escuta ativa da população, que tem a oportunidade de sugerir melhorias para os bairros e falar quais são as principais demandas da região através da Ouvidoria da Câmara Municipal de Fortaleza. Neste sábado (15), o projeto desembarcou na Regional 11, no bairro Autran Nunes. Durante o evento, a Ouvidoria do Legislativo busca aproximar a comunidade, ouvindo e registrando propostas. Vereadores também estiveram presentes no evento para ouvir as principais demandas da população.

Antônia Edna, moradora do Autran Nunes, veio ao Meu bairro, bossa Câmara para realizar o agendamento para identidade e aproveitou a ocasião para sugerir melhorias na região. “Creche a gente precisa muito e mais vagas nas escolas”. Edna também acredita ser importante investir em lazer e esporte para as crianças e famílias do bairro, como praças e academia ao ar livre. Elenídia Andrade, camareira e também moradora do bairro, concordou com a necessidade de mais creches e praças. Já a Regilândia do Carmo, costureira, acredita que a Regional 11 precisa receber mais investimentos em Saúde e pediu mais oportunidades para a população da periferia, como cursos de capacitação e profissionalização.

O servidor da Ouvidoria, Thales Veras, destaca que as principais solicitações foram voltadas para a Prefeitura, como pedidos de limpeza de rua e recapeamentos. “A gente recebe essas demandas e na segunda-feira enviamos para a Ouvidoria da Prefeitura, com quem temos uma parceria, e de lá eles dão o encaminhamento para o órgão devido”, aponta.

ESCUTA ATIVA

Além do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT), também estiveram presentes no momento os vereadores Paulo Martins (PDT), Adail Júnior (PDT), Raimundo Filho (PDT), Ana Paula (PSB), professor Enilson (Cidadania), Ronivaldo Maia (PSD), Luciano Girão (PDT), Pedro Matos (Avante) e Heitor Holanda (Avante). No local, eles puderam ouvir a população e entender as demandas da população dessa região.

O vice-presidente da Casa, vereador Paulo Martins, falou do contato direto com a população e que a proximidade é um aspecto importante a ser valorizado. Segundo ele, às atividades na Câmara e os vereadores têm se empenhado diariamente para garantir o bem-estar de todos. “É sempre bom ter esse contato com a população e essa proximidade é mais uma oportunidade de conhecer as familiaridades da região”, disse o parlamentar.

O vereador Adail Júnior, por sua vez, agradeceu e parabenizou a iniciativa. “Aproximar o Legislativo da população é o nosso grande desejo”. Já Raimundo Filho destacou que o projeto já é consolidado na cidade e que a população tem abraçado o projeto. “É um projeto campeão”.

A vereadora Ana Paula destacou, por sua vez, a importância de descentralizar os serviços presentes nas estruturas da Câmara Municipal, “trazendo para as populações mais carentes, aquelas que têm uma maior necessidade”. “Esse bairro ainda tem um índice de desenvolvimento muito abaixo e a gente precisa realmente ajudar nas políticas públicas de acesso ao serviço dessa população”, frisou.

Já Pedro Matos falou da aproximação da Casa do Povo com os munícipes e como o projeto vem contribuindo com as ações. “Isso mostra a força que a Câmara tem de mobilização, e não só de mobilização de gente, mas também de parceiros desse grande evento. Vi aqui várias secretarias presentes, órgãos públicos tanto estaduais, federais e municipais, e a população vindo até aqui para resolver os seus problemas”, ressaltou.

Também destacaram a importância do momento os vereadores Professor Enilson, Ronivaldo, Luciano Girão e Heitor Holanda.

[ Mais notícias ]