O meteorologista Lucas Fumagalli, da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), aponta que os céus sem nuvens devem predominar em todas as macrorregiões do Ceará nesta segunda-feira, 31. O tempo continua estável na terça-feira, 1º, com possibilidades de chuvas passageiras no período da tarde na região da Ibiapaba. Na quarta-feira, 2, há chances de precipitações na metade sul do Estado por conta da frente fria que se aproxima.
“Para quarta-feira, há indicativo de aumento da umidade relativa do ar em todas as macrorregiões por causa da aproximação de uma frente fria que hoje, segunda-feira, está localizada na Região Sul do Brasil. Essa frente fria poderá avançar pela costa leste do Brasil e também da Região Nordeste, a partir de quarta-feira, e contribuir para formar áreas de instabilidades que podem trazer chuva para metade sul do Estado”, explicou o meteorologista.
Além das precipitações escassas, a umidade relativa do ar com valores mais baixos seguirá constante. Para a tarde desta segunda, o Sertão Central e Inhamuns, a Jaguaribana e o Litoral Norte deverão apresentar picos entre 15 e 30%. Na faixa litorânea, os valores deverão manter-se acima dos 40%.
Outubro
Entre 7h deste domingo, 30, e 7h desta segunda-feira, o Ceará registrou chuvas em pelo menos 85 municípios. As maiores precipitações ocorreram em Bela Cruz (89 mm), Maranguape (80 mm), Aquiraz (78 mm), Fortaleza (60,2 mm) e Marco (54 mm). Os dados são parciais e podem ser atualizados ao longo do dia. Para o mês de outubro, o Estado apresentou um desvio positivo de 93.8% (7.6 mm) em relação ao índice historicamente observado – 3.9 mm.