A responsável pelo Instagram, a Meta, anunciou nesta quinta-feira (11) medidas que serão utilizadas para proteger os jovens de sofrerem chantagens com registros íntimos na plataforma. Será criado uma espécie de “controlador de nudez” para que menores que possuírem uma conta, desfocando a imagem de natureza sexual encaminhada por mensagem da rede social, limitando também o acesso dos jovens e contas de suspeitos que realizam as práticas de chantagem.
Mensagens também serão enviadas para a conscientização da chamada chantagem sexual com fotos, conhecida como “Sextorsion”, enviadas para o remetente e o destinatário ao mesmo tempo. Nesses casos, será lembrado que o conteúdo é sensível, resultando em capturas de tela, conhecido como “print”, além da transferência de informação por pessoas com más atitudes.
Além disso, a conta do criminoso ficará impossibilitada de enviar mensagens privadas para a conta do jovem, não conseguindo ter acesso à lista completa dos seus seguidores, deixando de aparecer a conta dos menores. O jovem também receberá um aviso quando o suspeito tentar entrar em contato para eventual chantagem. A partir de maio, serão testadas as novas medidas em diversos países da América Latina e da América Central, antes de serem aplicadas em outros locais.
A Meta está sendo investigada pela Comissão Europeia, além do Snapchat, TikTok e YouTube, de forma separada, em busca de proteger a “saúde física e mental” dos mais jovens.