Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Mercado São Sebastião atinge recorde de maior panelada do mundo

Evento promovido pela Prefeitura e pela Associação dos Lojistas quebra recorde e celebra a cultura nordestina
Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza/Marcos Moura

Compartilhar:

No último sábado, 29, Fortaleza se tornou palco de um feito gastronômico impressionante: a produção da maior panelada do mundo. A pesagem oficial do prato gigante, que totalizou 617 quilos, contou com a presença de representantes do RankBrasil, empresa responsável por certificar os recordes brasileiros. O recorde foi oficialmente homologado durante o 1º Festival Gastronômico Mercado São Sebastião, um evento promovido pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Associação dos Lojistas e Permissionários do Mercado São Sebastião (Almess).

A panelada foi distribuída gratuitamente ao público presente, preparada por 11 chefs permissionários do mercado, que se uniram para essa incrível conquista. Vale destacar que esse novo recorde se junta ao título previamente alcançado em 2019 no Festival da Buchada, quando foi produzida a maior buchada de bode durante a I Virada Cultural de Fortaleza.

Fábio Rodrigues, um dos chefs responsáveis pela façanha culinária, expressou sua alegria e afirmou que além de quebrar o recorde, o evento foi um grande presente do Mercado São Sebastião para toda a população de Fortaleza. “Este é um momento único. Tenho certeza que este será mais um recorde para o Mercado que, além de movimentar a economia local, faz também uma festa cultural com muita música e forró. Este é um prato feito por mim e mais dez outros chefs, no qual seguimos uma receita única”.

A celebração, que atraiu mais de 10 mil pessoas no primeiro dia do festival, contou com música, atrações locais e uma rica variedade de comidas típicas cearenses, além de 22 estandes com a comercialização de produtos regionais, onde 11 permissionários dos restaurantes do mercado apresentaram suas iguarias.

EXPECTATIVAS

A festividade foi uma celebração da cultura nordestina, como ressaltou a comerciária Conceição de Lima, que se preparou cedo com suas amigas para prestigiar o evento. “Eu moro próximo daqui, então a vizinhança inteira veio pra cá. E o Mercado é um espaço fantástico para as pessoas interagirem, se conhecerem, dançar um forró e comer. Eu acho muito bom que existam festivais assim para a gente celebrar a nossa cultura cearense”.

A ansiedade pelo festival foi compartilhada por Humberto Hugo, um estudante de 15 anos que trabalha como aprendiz no Mercado São Sebastião. “A expectativa era muito grande. Desde o dia 1°, todo mundo aqui estava mobilizado para fazer tudo dar certo, desde a seleção das tripas até o corte e cozimento. É muito bom vez o trabalho de todo mundo realizado”.

O casal Evandro Abreu e Josia Souza, que foram um dos primeiros a receberem a panelada, também expressou sua felicidade em participar da celebração. “Eu queria ter vindo ontem, mas como estava trabalhando ficou difícil. Então viemos hoje, no dia da pesagem. Muito melhor, né? É muito bom o Festival. Eles já tinham feito a maior buchada há alguns anos e, por conta da pandemia, esses eventos pararam. Estou muito feliz de ver todo mundo aqui de novo”, disse Josia.

MERCADO SÃO SEBASTIÃO

Localizado no Centro de Fortaleza, é um espaço importante que conta com 440 boxes, administrado pela Associação dos Lojistas e Permissionários do Mercado São Sebastião. Além de ser um centro de distribuição de alimentos, atrai moradores locais e turistas em busca de produtos frescos e pratos típicos nordestinos oferecidos pelos restaurantes do local. O espaço passou por recentes reformas executadas pela Secretaria da Gestão Regional, com investimentos de cerca de R$ 1 milhão, destacando-se como símbolo da cultura e gastronomia da região, atraindo cada vez mais pessoas em busca de experiências gastronômicas únicas.

[ Mais notícias ]