Voltar ao topo

24 de julho de 2024

Mercado ganha cada vez mais público jovem, diz especialista

Compartilhar:

Depois de evento realizado em Nova Iorque, Fortaleza recebe encontro Pós NRF 2022 no Shopping Via Sul para falar de tendências

Giovana Brito
Especial para OPINIÃO CE
giovana.brito@opiniaoce.com.br

Evento ocorreu no Via Sul Shopping (Foto: Divulgação)

O crescimento do público jovem no mercado consumidor é considerado cada vez mais evidente. O que diferencia este novo alvo dos lojistas são os impactos sociais que as marcas possuem.

Mariana Carvalho, sócia da Ancar Ivanhoe Shopping Centers e especialista em “consumer lifestyle segmentation”, abordou o assunto em palestra realizada nesta terça-feira, 15, no cinema do Shopping Via Sul.

Durante o momento, Mariana conduziu os lojistas a reflexões sobre a humanização mesmo com o avanço da digitalização do mercado, além da preocupação com sustentabilidade e o novo público das gerações Z e Alfa que passam a ter gradativamente mais poder de compra.

“Empresas que têm propósito social vão além do lucro, estão focadas no impacto social. E principalmente no momento em que a gente tem tantas questões sociais, climáticas, enfim, como que a minha marca se posiciona frente a esses desafios que o mundo apresenta.” A geração Z é considerada a primeira verdadeiramente inserida no mundo digital e é enquadrada como consumidor omnichannel, ou seja, que compra tanto em pontos de vendas fixos, como virtuais [principalmente].

Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), mostrou que três a cada quatro jovens preferem fazer compras on-line e que dentre os itens mais procurados encontram-se 76% roupas, calçados e acessórios; 53% eletrônicos e eletrodomésticos; 35% fast food; 21% telefonia e informática. De acordo com relatório elaborado pela Emis, plataforma digital pertencente ao Grupo ISI Emerging Markets, a perspectiva é de que o volume de vendas no varejo brasileiro cresça 3,8% neste ano.

“A humanização do varejo é muito importante. Parece que quanto mais a tecnologia avança menos as pessoas tem importância e isso não é verdade. A necessidade das marcas terem um propósito. Vem aí um consumidor que valoriza muito isso que é a geração Z e a geração Alfa. Então, é preciso um novo olhar sobre as marcas e como elas beneficiam e atendem aos desejos desses consumidores”, pontuou a especialista.

O evento Pós NRF 2022 foi realizado pela rede Ancar Ivanhoe, proprietária de quatro shoppings populares de Fortaleza: North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping, com as principais tendências deste segmento.

O momento teve palestras também de Gustavo Schifino, Head e sócio da 4All, e Tiago Mello, CEO da DWZ. “Todos os anos, nós temos um grupo de curadoria de varejo e a mais de 17 anos a gente vai aos Estados Unidos para a maior convenção de varejo do mundo, organizada pela instituição NRF (National Retail Federation) reunindo mais de 50 mil varejistas do mundo. Neste evento, você escuta as grandes marcas, como eles estão vendo o mercado com as percepções do consumidor”, comentou Mariana.

[ Mais notícias ]