Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Médico de Lula diz que presidente poderá viajar à China a partir de 15 dias

O presidente foi diagnosticado na quarta-feira, 22, com um quadro de pneumonia leve
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva coordena a primeira reunião ministerial de seu governo, no Palácio do Planalto. Foto: Agência Brasil

Compartilhar:

O  médico do presidente Lula (PT), cardiologista Roberto Kalil, disse neste domingo, 26, que o quadro de saúde do petista é bom e que Lula teria condições de fazer qualquer viagem dentro de um prazo de 15 dias a um mês. O presidente foi diagnosticado na quarta-feira, 22, com um quadro de pneumonia leve, que o levou a cancelar uma viagem à China. A agenda ocorreria neste fim de semana e, na comitiva, estaria o governador Elmano de Freitas (PT).

“O estado geral é bom e ele deve retornar às atividades dele durante a semana”, disse Kalil, em entrevista à CNN Brasil. “Ele volta à vida normal dele, claro, com uma precaução inicial depois de um quadro de pneumonia, nos próximos dias. Se você me perguntar, daqui a um mês ou daqui a 15 dias teria condição, evidentemente, de fazer qualquer viagem.”

Conforme o médico, não há empecilhos para que Lula mantenha normalmente a sua agenda durante esta semana. Segundo Kalil, a decisão de adiar a viagem partiu do próprio presidente, que ficou preocupado com o risco de transmitir o vírus causador da doença. As informações são do Estadão.

ELMANO

O governador Elmano de Freitas informou, neste sábado, 25, que retomará a agenda no Ceará a partir desta segunda-feira, 27, após o adiamento da viagem à China. “Em virtude do adiamento da viagem do presidente Lula à China por motivos de saúde, na qual eu faria parte da comitiva, informo que retomarei minha agenda normalmente no Ceará a partir de segunda-feira [27]. Desejo pronto restabelecimento ao presidente”, disse Elmano, pelas redes sociais.

Na China, o governador cumpriria as mesmas agendas de Lula nas cidades de Pequim, Xangai, Shenzhen e Zhongshan, onde participaria de reuniões nas referidas cidades para tratar de assuntos de interesse do Ceará.

Conforme o colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira, a viagem à China gerou grande expectativa entre governantes e empresários brasileiros. Lula vai levando a maior comitiva de brasileiros da história. Além de lideranças políticas, governadores e empresários, está levando diplomatas especializados em negócios para abrir portas. A decisão do governo da China de voltar a comprar a carne brasileira foi uma grande notícia para o agronegócio brasileiro.

[ Mais notícias ]