Voltar ao topo

21 de junho de 2024

MEC prorroga convocação de lista de espera do Fies até 17 de maio

O programa oferece 67 mil vagas aos estudantes no primeiro semestre
Foto: Ares Soares / Divulgação

Compartilhar:

O prazo para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) do primeiro semestre de 2024 foi prorrogado até o dia 17 de maio pelo Ministério da Educação (MEC). Antes deste anúncio, esta etapa do processo seletivo terminaria no fim deste mês de abril, no dia 30, oferecendo 67.301 vagas aos estudantes. Desde o dia 28 de março até agora, o MEC já realizou cinco chamadas de candidatos que estão na lista de espera.

Caso as vagas ofertadas não forem ocupadas nesta edição do primeiro semestre, voltarão a ser ofertadas apenas no segundo semestre deste ano. Em 2024, nos dois processos seletivos, a estimativa é que o Fies ofereça 112.168 vagas.

Para que o estudante consiga finalizar o processo e conseguir o financiamento, deverá ir até a faculdade da sua escolha, procurar os responsáveis da comissão permanente que trata dos assuntos do Fies na instituição e apresentar a devida documentação solicitada. Depois de tudo isso, deverá ir até o banco que concederá o empréstimo.

Como funciona o Fies?

O programa fornece um financiamento para estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior privada que estão inclusas ao programa. Para fazer o pedido do financiamento, o estudante deverá ter participado, a partir de 2010, de qualquer edição do ENEM, possuindo uma média de pontuação igual ou maior que 450 pontos e com a redação igual ou maior do que 400 pontos. Além disso, o máximo da renda familiar mensal terá que ser até R$ 4.236,00, ou seja, três salários mínimos.

Através do Fies, o estudante com o financiamento público consegue estudar na faculdade sem se preocupar com as mensalidades no momento, pagando o valor após o fim do curso, começando após a formatura. Não será necessário apresentar fiador caso a renda família seja até 1,5 salário mínimo por pessoa, ou seja, até R$ 2.118,00, com a taxa de juros zerada para todos os estudantes.

[ Mais notícias ]

Good View #Coluna29

Nosso Meio celebra mais uma edição do evento Marketing, Pessoas & Relacionamento Reunindo mais de 80 players do mercado, o Nosso Meio realizou na última