Voltar ao topo

25 de julho de 2024

Matrículas para cursos da Rede Cuca começam nesta quinta-feira, 1º; confira vagas

São oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, linguagens, comunicação e artes. Já na área de esportes, são 28 opções de modalidades, como natação, jiu-jitsu, muay thai, taekwondo, handebol e futsal
Foto: Prefeitura de Fortaleza/Divulgação

Compartilhar:

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, oferta para o mês de setembro mais 6.500 vagas em cursos de formação e práticas esportivas na Rede Cuca. As matrículas para os cursos começam nesta quinta-feira, 1º. Já a seleção para vagas destinadas aos esportes tem início na próxima terça-feira, 6. As inscrições são feitas no Portal da Juventude. Todas as atividades da Rede Cuca são gratuitas.

São oferecidos cursos nas áreas de tecnologia, linguagens, comunicação e artes. Já na área de esportes, são 28 opções de modalidades, como natação, jiu-jitsu, muay thai, taekwondo, handebol, futsal, basquete, vôlei, cross cuca, treinamento funcional, natação e mais. As vagas estão distribuídas nos Cucas Barra, Mondubim, Jangurussu, José Walter e Pici, todos em Fortaleza.

Cursos on-line da Co.liga

Além dos cursos mensais, os jovens também podem se matricular nos cursos on-line ofertados pela Co.liga, escola de economia criativa da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) em parceria com a Fundação Roberto Marinho (FRM), que agora conta com laboratórios disponíveis dentro do coworking com Cuca Pici e Cuca José Wálter.

Sem limite de vagas e abertos ao público geral, estão disponíveis 35 cursos de curta duração em cinco áreas da economia criativa — patrimônio, música, multimídia, design e artes visuais — e temas transversais, como empreendedorismo, línguas, cidadania e elaboração de projetos culturais. As inscrições são feitas no portal da Co.liga e os interessados podem utilizar os laboratórios localizados nos coworkings da Rede Cuca Pici e José Walter que funcionarão de 8h às 17h, de terça a sexta-feira.

O acesso aos laboratórios será feito mediante agendamento no Portal da Juventude ou presencialmente, de terça a sexta-feira, nos coworkings.

Calendário de matrícula da Rede Cuca

  • Cursos de artes: a partir de quinta-feira, 1º
  • Cursos de formação e tecnologia: a partir de sexta-feira, 2

*Início das aulas: quinta-feira (08/09)

Esportes

  • Artes marciais: a partir de terça-feira, 6
  • Esportes coletivos: a partir de quinta-feira, 8
  • Demais modalidades: a partir de sexta-feira, 9

*Para as modalidades de natação e triathlon, é necessário realizar um teste de aptidão que pode ser marcado a partir de sexta-feira (02/09), ligando para o Cuca do seu interesse.

Como se matricular

Para se matricular, é necessário fazer o cadastro no Portal da Juventude para obter o número Juvi e ter e-mail e CPF válidos. Cada aluno poderá participar de apenas um curso de formação e/ou uma modalidade esportiva por mês. Alunos já matriculados nas atividades de esporte com pelo menos 75% de presença no mês anterior têm a sua matrícula automaticamente renovada. As vagas remanescentes são abertas a novos alunos. Caso todas as vagas sejam preenchidas, os interessados poderão ficar no cadastro de reservas para possível liberação de novas vagas.

  • Atendimento das salas de matrícula: terça a sexta-feira, de 9h às 19h, e sábado, de 9h às 12h.

[ Mais notícias ]