Desde a última segunda-feira, 20, o município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), vem realizando a Festa Anual das Árvores 2023, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), da prefeitura municipal. Com o tema “Árvores x Mudanças Climáticas 40 anos”, o objetivo do evento é conscientizar a população da importância da sustentabilidade, da preservação do meio ambiente e do cuidado com a cidade. Até o próximo sábado, 26, diversas ações acontecerão no Município.
Conforme a secretária da Semam, Rubyana Medeiros, “o desafio do evento deste ano é tentar recuperar a cobertura vegetal em Maracanaú”. “Com a retomada do projeto Adore uma Árvore, a expectativa é que os munícipes abracem a causa e façam isso no seu quintal, na sua calçada. Queremos conscientizar e sensibilizar a população local para a prevenção das árvores, especialmente as nativas, essenciais para o desenvolvimento da biodiversidade local, assim como do clima e seus aspectos”, disse.
A abertura da edição deste ano aconteceu na última segunda-feira, 20, na Praça da Estação, no Centro de Maracanaú. Durante o evento, foram distribuídas mudas de plantas nativas, houve entrega de material educativo, ocorreu uma feira com artesanato produzido por grupos indígenas da região, além das apresentações de BioDança (Dança da Vida e Dança Indígena), da Banda de Música do Colégio da Polícia Militar do Ceará, da musicista da Secretaria de Cultura, Graça Oliver, e o relançamento do projeto Adote uma Árvore.
Estiveram na abertura, o secretário de Infraestrutura, Raphael Pessoa; o secretário de Segurança Urbana, Coronel Castelo Branco; a secretária Especial da Mulher e dos Direitos Humanos, Margareth Rose; a secretária executiva de Assistência Social, Glauciane Oliveira; a coordenadora da Semam, Cristina Medeiros; além de representantes da Polícia Militar Ambiental; estudantes do Programa Agente Jovem Ambiental (AJA); a assessora de Assuntos Indígenas, Mara Araújo; membros da comunidade do Povo Pitaguary e vereadores de Maracanaú.
PROGRAMAÇÃO
A programação do evento segue nesta quinta-feira, 23, com a realização do Diálogo Ambiental sobre Arborização Urbana, às 13h30, no auditório do IFCE Campus Maracanaú. Já na sexta-feira, 24, às 8h, haverá uma ação ecológica de limpeza na lagoa municipal, de onde se deu o povoamento local, com plantio e revitalização da área degradada.
O encerramento das festividades da semana acontecerá no sábado, 26, às 7h, com a realização da pedalada ecológica Ecobike, que sairá da Praça da Estação, no Centro de Maracanaú e seguirá até a Reserva Indígena do Santo Antônio de Pitaguary, que se localiza no pé da serra, entre Maracanaú e Pacatuba.
Durante toda a semana, foram realizadas atividades como distribuição de mudas de plantas nativas, feira artesanal, oficinas, palestras, apresentação de dança, blitz ecológica.
ARBORIZAÇÃO
Para aumentar a arborização e a diversidade de espécies nas áreas urbanas do Município, além de promover um trabalho de educação ambiental junto a população, a Seman disponibiliza gratuitamente mudas de árvores para os maracanauenses, por meio do Disque-Verde (0800-727-0215). Esse mesmo número serve também para receber denúncias acerca de cortes de árvores sem autorização, que pode render multas pesadas ao autor da ação, e dependendo da espécie ceifada, pode até se tornar um crime ambiental.
A Semam fica localizada no Centro Administrativo, na Avenida II, nº 150, bairro Jereissati I e funciona de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas, e na sexta-feira, das 8 às 14 horas.