Voltar ao topo

21 de abril de 2025

Maracanaú ganha nova imagem de Padre Cícero, geminada com Monsenhor Murilo de Sá Barreto, com 13 metros de altura

Padre Cícero foi um sacerdote católico, líder religioso e figura política do Ceará, conhecido pelo empenho na fundação e desenvolvimento de Juazeiro do Norte
A imagem de Padre Cícero, geminada com a de Monsenhor Murilo, será entregue aos maracanauenses na quarta-feira (26). Foto: Divulgação/ Prefeitura de Maracanaú

Compartilhar:

A fé e devoção ao Padre Cícero ganharam um novo e representativo espaço no Ceará, que vai promover o turismo religioso em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A Prefeitura entregará na quarta-feira (26), a partir das 17h, a nova imagem de Padre Cícero geminada com a de Monsenhor Murilo de Sá Barreto.

Localizada na rotatória da Avenida 4 de Julho, popularmente chamada de Rotatória do Caranguejo, no bairro Jereissati, a imagem confeccionada pelo artista Júlio Silveira tem 13 metros de altura e traz o Padim, chamado de o Santo do Povo Nordestino, geminada com a de Monsenhor Murilo, que foi o pároco da igreja-matriz da cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense, e considerado o Vigário do Nordeste, em razão do ministério sacerdotal.

O monsenhor Murilo de Sá Barreto atuou na defesa dos pobres, lutou incansavelmente pela reabilitação do Padre Cícero e foi o grande indutor da Romaria em Juazeiro do Norte, sendo responsável pela Meca do Cariri receber mais de 2 milhões de romeiros anualmente. A Prefeitura de Maracanaú investiu R$ 620 mil no monumento escultural feito em estrutura metálica com poliuretano de alta densidade, fibra de vidro, resina, pó de pedra e pintura especial.

Padre Cícero Romão Batista nasceu em Crato, no dia 24 de março de 1844, e faleceu em Juazeiro do Norte, em 20 de julho de 1934. Ele foi um sacerdote católico, líder religioso e figura política do Ceará, conhecido pelo empenho na fundação e desenvolvimento de Juazeiro do Norte.

Reverenciado santo pelo povo do Nordeste, ficou famoso pela forte influência sobre os romeiros nordestinos e pelo milagre eucarístico em 1889, com a transformação de uma hóstia em sangue, durante uma missa celebrada na capela de Nossa Senhora das Dores, no então povoado de Juazeiro do Norte. O fenômeno ocorreu com a beata Maria de Araújo, que recebeu a hóstia das mãos do Padre Cícero. Na vida sacerdotal, foi vigário de Caririaçu, entre 1889 e 1892. Além do trabalho religioso, atuou como conselheiro político e social, ajudando a transformar Juazeiro do Norte em um importante centro de peregrinação.

Na carreira política, foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, deputado federal eleito e vice-governador do Ceará. Padre Cícero foi suspenso das ordens sacerdotais pela Igreja Católica, mas reabilitado pelo Vaticano em 2015, tendo o processo de beatificação autorizado pelo Papa Francisco em agosto de 2020, primeiro passo para o reconhecimento oficial como santo.

MONSENHOR MURILO

Monsenhor Francisco Murilo de Sá Barreto (1930-2005) foi um sacerdote católico e um dos mais importantes líderes religiosos de Juazeiro do Norte. Durante mais de 40 anos, serviu como pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, tornando-se um incentivador da fé e da devoção ao Padre Cícero. Conhecido como Vigário do Nordeste, dedicou a vida ao acolhimento dos peregrinos e à preservação da tradição religiosa da cidade. A atuação dele foi fundamental para a consolidação de Juazeiro do Norte como um dos maiores centros de romaria do Brasil.

[ Mais notícias ]