A fé e devoção ao Padre Cícero ganharam um novo e representativo espaço no Ceará, que vai promover o turismo religioso em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A Prefeitura entregará na quarta-feira (26), a partir das 17h, a nova imagem de Padre Cícero geminada com a de Monsenhor Murilo de Sá Barreto.
Localizada na rotatória da Avenida 4 de Julho, popularmente chamada de Rotatória do Caranguejo, no bairro Jereissati, a imagem confeccionada pelo artista Júlio Silveira tem 13 metros de altura e traz o Padim, chamado de o Santo do Povo Nordestino, geminada com a de Monsenhor Murilo, que foi o pároco da igreja-matriz da cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense, e considerado o Vigário do Nordeste, em razão do ministério sacerdotal.
O monsenhor Murilo de Sá Barreto atuou na defesa dos pobres, lutou incansavelmente pela reabilitação do Padre Cícero e foi o grande indutor da Romaria em Juazeiro do Norte, sendo responsável pela Meca do Cariri receber mais de 2 milhões de romeiros anualmente. A Prefeitura de Maracanaú investiu R$ 620 mil no monumento escultural feito em estrutura metálica com poliuretano de alta densidade, fibra de vidro, resina, pó de pedra e pintura especial.
Padre Cícero Romão Batista nasceu em Crato, no dia 24 de março de 1844, e faleceu em Juazeiro do Norte, em 20 de julho de 1934. Ele foi um sacerdote católico, líder religioso e figura política do Ceará, conhecido pelo empenho na fundação e desenvolvimento de Juazeiro do Norte.
Reverenciado santo pelo povo do Nordeste, ficou famoso pela forte influência sobre os romeiros nordestinos e pelo milagre eucarístico em 1889, com a transformação de uma hóstia em sangue, durante uma missa celebrada na capela de Nossa Senhora das Dores, no então povoado de Juazeiro do Norte. O fenômeno ocorreu com a beata Maria de Araújo, que recebeu a hóstia das mãos do Padre Cícero. Na vida sacerdotal, foi vigário de Caririaçu, entre 1889 e 1892. Além do trabalho religioso, atuou como conselheiro político e social, ajudando a transformar Juazeiro do Norte em um importante centro de peregrinação.
Na carreira política, foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, deputado federal eleito e vice-governador do Ceará. Padre Cícero foi suspenso das ordens sacerdotais pela Igreja Católica, mas reabilitado pelo Vaticano em 2015, tendo o processo de beatificação autorizado pelo Papa Francisco em agosto de 2020, primeiro passo para o reconhecimento oficial como santo.
MONSENHOR MURILO
Monsenhor Francisco Murilo de Sá Barreto (1930-2005) foi um sacerdote católico e um dos mais importantes líderes religiosos de Juazeiro do Norte. Durante mais de 40 anos, serviu como pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, tornando-se um incentivador da fé e da devoção ao Padre Cícero. Conhecido como Vigário do Nordeste, dedicou a vida ao acolhimento dos peregrinos e à preservação da tradição religiosa da cidade. A atuação dele foi fundamental para a consolidação de Juazeiro do Norte como um dos maiores centros de romaria do Brasil.