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15 de fevereiro de 2025

Maracanaú concede reajuste salarial de 7% a professores efetivos da rede municipal

O aumento, retroativo a 1º de janeiro deste ano, supera o reajuste nacional de 6,27%, definido pela Portaria Interministerial MEC/Fazenda (13/2024). Para os professores temporários, a lei estabeleceu o piso salarial em R$ 4.867,77, reajuste de 6,27%, com jornada de 40 horas semanais
Durante a Jornada Pedagógica 2025, os professores também debateram sobre os desafios da educação inclusiva. Foto: Rafael Dourado/ Prefeitura de Maracanaú

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Os professores efetivos da rede municipal de ensino de Maracanaú terão um reajuste salarial de 7%, conforme a lei (3.645/2025), sancionada pelo prefeito Roberto Pessoa. O aumento, retroativo a 1º de janeiro deste ano, supera o reajuste nacional de 6,27%, definido pela Portaria Interministerial MEC/Fazenda (13/2024).

Para os professores temporários, a lei (3.646/2025) estabeleceu o piso salarial em R$ 4.867,77, equivalente ao reajuste de 6,27%, para uma jornada de 40 horas semanais.

JORNADA PEDAGÓGICA

Nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de Maracanaú promoveu a Jornada Pedagógica 2025, no Teatro Dorian Sampaio. O evento contou com a participação de secretários municipais, vereadores, representantes da Crede 1, dos conselhos municipais de Educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria da Educação.

Neste ano, o tema Educação para todos: desafios e práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva revelou a importância de fortalecer o debate sobre práticas que contribuam para atender a diversidade e a singularidade de cada estudante da rede municipal de Maracanaú.

Os objetivos foram refletir sobre os desafios da educação inclusiva; compartilhar práticas pedagógicas inclusivas; e fortalecer a formação de profissionais da educação.

O Professor Pedro Lucas Costa e Lopes de Lima, pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), é mestre em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor pela Universidade Fernando Pessoa, da cidade de Porto, em Portugal. Ele palestrou sobre Autismo na Escola: limites e possibilidades para a inclusão escolar.

“A compreensão pedagógica do que é autismo, estratégias pedagógicas para conseguir oferecer o suporte ao desenvolvimento, o suporte simbólico para compreensão do estudante, do mundo que está em volta dele e evidentemente também o suporte e o apoio e a oferta de acessibilidade pedagógica, programática, oferta de acomodações. Então, espero que seja bastante rico em estratégia”, contou o professor Pedro Lucas Costa.

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