O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reconheceu o Sistema de Mitigação de Risco (SMR) para mosca-das-frutas em cultivos de mangueira nos municípios cearenses de Beberibe e Quixeré. Com certificação fitossanitária com Declaração Adicional para as pragas Ceratitis capitata e Anastrepha spp, as empresas da região estão aptas para realizar exportações de frutos frescos de mangas para os Estados Unidos. A Portaria SDA/Mapa Nº 1126, publicada no dia 05 de junho, já está em vigor.
“Com esse reconhecimento, produtores de manga dos municípios de Beberibe e Quixeré poderão exportar sua produção para os Estados Unidos”, explica a diretora de Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Neiliane Sombra.
Os dois municípios possuem uma área total de 326 hectares de plantios comerciais de mangueira, sendo que 176,38 hectares dessa região está realizando monitoramentos e levantamentos fitossanitários da mosca-das-frutas desde 2019, equivalendo a 54,10% da área. Nessas regiões, as empresas são responsáveis pelos monitoramentos, enquanto a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) fiscaliza, recebe os relatórios de monitoramento e encaminha para o Mapa.