Voltar ao topo

5 de dezembro de 2023

Rádio opinião

Manifestação em apoio à Palestina reuniu centenas de pessoas em Fortaleza

O protesto em Fortaleza reuniu uma coalizão de movimentos sociais, parlamentares afiliados a partidos de esquerda, como PCB, PSTU e Psol ao lado de manifestantes da ajuda humanitária aos palestinos e do fim do conflito armado
Foto: Divulgação/Thainá Duete

Compartilhar:

Um chamado internacional para demonstrações em apoio ao povo palestino uniu manifestantes na Avenida Beira-Mar, tendo como ponto de partida a praça onde fica a estátua de Iracema Guardiã, na capital cearense, neste sábado (4). O evento, que se estendeu por várias cidades ao redor do mundo, mobilizou milhares de pessoas em oposição à ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza. Pelo menos 13 cidades no Brasil e cerca de 100 em todo o mundo, incluindo Buenos Aires, Londres e Berlim, participaram das ações.

O protesto em Fortaleza reuniu uma coalizão de movimentos sociais, parlamentares afiliados a partidos de esquerda, como PCB, PSTU e Psol ao lado de manifestantes da ajuda humanitária aos palestinos e do fim do conflito armado. Entre as bandeiras e cartazes de solidariedade à Palestina, ecoaram palavras de ordem como “Gaza resiste, Palestina livre” e “Estado de Israel, Estado assassino, viva a luta do povo palestino”. Durante o evento, houve homenagens às crianças vítimas dos conflitos que tiveram início em 7 de outubro, com um minuto de silêncio em memória de suas vidas perdidas.

O movimento mundial foi convocado em outubro, durante a 3ª Conferência Internacional Dilemas da Humanidade, realizada pela Assembleia Internacional dos Povos (AIP) na África do Sul. Todas as regiões do Brasil tinham programações dedicadas ao Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, e Fortaleza foi uma das cinco capitais do Nordeste que aderiu ao chamado.

[ Mais notícias ]