Com metas consideradas ousadas, a Prefeitura de Aracati vem buscando potencializar ao máximo a qualidade da infraestrutura das estradas que cortam o município. A ação tem o objetivo de conectar as comunidades para facilitar o acesso a serviços públicos, acelerar o escoamento da produção agrícola e facilitar a fruição das nossas belezas naturais pelos turistas. Com isso em mente, a gestão municipal já executou um plano de pavimentação e construção de estradas que soma quase 150 km de intervenções entre 2017 e 2022.
O número representa um crescimento de mais de 937% na malha rodoviária de Aracati.
Segundo a Prefeitura, a maioria foi executada com recursos próprios. Na série histórica, o município tinha 16 km de estradas para conectar uma área superior a 1,2 mil km². Seguindo uma estratégia de gestão, a Prefeitura abriu novas estradas fundamentais para o desenvolvimento econômico do município, como o Rodoanel, na antiga estrada do dique; Beirada-Canoa, que vai encurtar o caminho entre a sede e a região das praias; e Santa Tereza-Jirau.
As melhorias visam solucionar o problema da qualidade viária da cidade, ainda mais prejudicada durante os períodos chuvosos. Nesses períodos, o fluxo de pessoas de um local para outro era reduzido, atrasando ou diminuindo muitas relações comerciais, profissionais ou mesmo pessoais. Entre as comunidades já beneficiadas com estradas concluídas estão:
- Cajueiro;
- Santa Tereza;
- Peixoto;
- Jirau;
- Teobaldos;
- Canavieira;
- Cumbe;
- Beirada;
- Preá;
- Aroeira;
- Tabuleiro do Cabreiro;
- Serrote do Cabreiro;
- Tábua Lascada;
- Outeiro;
- Córrego dos Rodrigues;
- Córrego da Nica;
- Pedregal;
- Pedra Redonda;
- Majorlândia;
- São Chico;
- Retirinho;
- Fontainha;
- Lagoa dos Porcos;
- Ferreiras;
- Canoa Quebrada;
- Quixaba;
- Lagoa do Mato e
- Vila da Volta.