Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br
O Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Félix Rodrigues, no bairro Aracapé, foi entregue nesta segunda-feira, 29. A unidade é a 18ª entregue pela atual gestão municipal, a sétima entregue neste ano e a quinta neste mês. Com atendimento do berçário ao Infantil 3, o novo CEI beneficiará 188 crianças, de seis meses a três anos de idade.
Do total de vagas, oito são destinadas ao atendimento de berçário, conforme promessa de campanha do prefeito José Sarto, no que diz respeito à construção de equipamentos do tipo.
“Estes novos CEIs significam mais de 3 mil crianças que estão sendo recebidas e bem cuidadas pela educação de Fortaleza. Além das unidades entregues, temos mais 16 em construção e outras 16 em estudo e licitação”, informou Sarto.
Mais CEIs estão nos bairros Planalto Ayrton Senna, no Bom Jardim (Residencial Miguel Arraes), dois no São Bento, dois no Edson Queiroz (um deles no Residencial Yolanda Queiroz), dois no José Walter, Papicu, dois no Itaperi, Vicente Pinzón, Sapiranga, Messejana, Barra do Ceará, Rodolfo Teófilo e Luciano Cavalcante.
Dalila Saldanha, secretária municipal de Educação, observou que a infraestrutura das novas unidades escolares visam a atender uma proposta pedagógica mais moderna e emancipadora. “Os novos CEIs atendem a uma proposta pedagógica que contempla o cuidar, o educar e o brincar de nossas crianças. Esse tripé faz com que as crianças desenvolvam todo o seu potencial, sendo atendidas desde a primeira infância com o berçário e com a sala de inovação e tecnologias”, pontuou.
O equipamento teve investimento total oriundo, exclusivamente, de recursos municipais, no valor de R$ 4.178.207,89. Para equipar a unidade, a Prefeitura investiu mais R$ 182.640,97. A infraestrutura do CEI é composta de berçário, sala de inovação e tecnologias, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços.
O projeto contempla, ainda, área de lazer com playground e solarium. Na sala de inovação, a partir das múltiplas linguagens e dos direitos de aprendizagem, as crianças irão explorar novos conhecimentos, aprendendo a pesquisar, questionar, expressar sua opinião, elaborar hipóteses e ideias, de maneira lúdica e interativa, tornando o processo de aprendizagem mais interessante.