Menu

Mais de 1,2 milhão de pessoas comemoraram a chegada de 2024 no Aterro da Praia de Iracema

204 chegou em Fortaleza com queima de fogos silenciosos, em respeito às pessoas autistas, com hipersensibilidade, idosas, crianças e aos animais. Foto: Natinho Rodrigues

Cerca de 1,2 milhão de pessoas receberam 2024 no Aterro da Praia de Iracema, de acordo com os dados da Prefeitura de Fortaleza. O Réveillon 2024 na capital cearense foi marcado pela diversidade de artistas durante três dias, acrescida de ações de sustentabilidade e acessibilidade. O cantor cearense Wesley Safadão foi o responsável por fazer a contagem regressiva. Após a chegada de 2024 e da queima de fogos silenciosos, com 2 minutos de duração, o artista deu início ao show. Segundo a Prefeitura, o uso de fogos silenciosos foi uma questão de cuidado com as pessoas autistas, com hipersensibilidade sensorial, além de outros grupos afetados pelo barulho como crianças, idosos e animais.

Antes da apresentação de Safadão, as atrações musicais foram Paulo Benevides, Camila Marieta e Giovana Bezerra, Marina Sena, Ney Matogrosso e Titãs.

Na sexta-feira (29 de dezembro de 2023), as comemorações pela chegada do novo ano começaram o show do cantor Roberto Carlos, reunindo mais de 500 mil pessoas. O Rei foi a única atração do primeiro dia de festa.  Para o prefeito José Sarto Nogueira (PDT), o Réveillon de Fortaleza renovou a autoestima da Cidade, além de proporcionar um grande impacto econômico.

“Fortaleza tem o melhor Réveillon do Brasil. É uma grande festa, que melhora a autoestima da Cidade. É um Réveillon acessível e sustentável. Nossa cidade, durante esses três dias, esteve brilhando para o mundo todo. Eu não tenho dúvidas de que isso vai se traduzir em impacto financeiro para toda cadeia produtiva: hotéis, restaurantes, bares e microempreendedores. Um retorno que vai para toda a economia da Cidade. São artistas de peso e com todos cachês pagos pela iniciativa privada”, declarou o Prefeito.

Este ano, de acordo com levantamento da plataforma de marketing digital Semrush, Fortaleza tornou-se a cidade mais buscada para passar a festa da virada. Em comparação ao ano passado, o aumento nas buscas foi de 237,5%. Com o Réveillon 2024, a Prefeitura de Fortaleza projeta um impacto de 3,4 bilhões na economia e a chegada de 600 mil turistas durante todo o período de alta estação.

Thayane Aviz veio de  Oiapoque no Amapá, na Região Norte. É o segundo Réveillon que a amapaense passa em Fortaleza. Ela contou que é o momento mais esperado do ano. “Nós viemos por causa do Ney Matogrosso e dos Titãs. Trouxemos cerveja, petiscos e muita coisa boa para passar o ano. A gente sabe que aqui, em Fortaleza, a alegria é certa, além da beleza e das grandes atrações”, celebrou.

Depois da apresentação de Wesley Safadão, o público pôde acompanhar Alok, que utilizou 200 drones para embelezar o céu de Fortaleza, apesar de nublado. Ainda houve as apresentações de João Gomes e Taty Girl, que encerrou.

A mineira Marina Sena, uma das atrações de domingo (31 de zembro), não escondeu o amor por Fortaleza, onde gravou o clipe da música Ombrim (Ai Que Delícia o Verão).

Estou apaixonada pelo Réveillon de Fortaleza. Eu não tinha ideia da proporção. É gigantesco. São pessoas diversas, de todas as tribos. Ver essa união na virada do ano é lindo. Estou apaixonada, mesmo. Desde que gravei o meu clipe aqui, sinto que deixei uma parte do meu coração na Cidade. Sempre tenho vontade de voltar e, pra mim, é uma honra passar o Réveillon aqui”, disse Marina Sena.

RECICLAGEM

A Prefeitura estima que os três dias de festa geraram aproximadamente 186 mil postos de trabalho na Cidade, além de beneficiar catadores de produtos recicláveis. O Re-ciclo, projeto coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Ecofor, esteve presente no Réveillon de Fortaleza, de 29 a 31 de dezembro.

A estimativa, na manhã desta segunda-feira (1°), é que cerca de 3 toneladas de material reciclável tenha sido recolhido na orla. Apenas nos dois primeiros dias, foram coletadas 1,9 tonelada de resíduos sólidos no Aterrinho da Praia de Iracema..