Voltar ao topo

21 de julho de 2024

Mais de 9 mil pessoas solicitam título de eleitor em um fim de semana no Ceará

Divulgação

Compartilhar:

Uma após a campanha para promoção de maior adesão de jovens ao voto, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) registrou um aumento de requerimentos de títulos eleitorais no Estado. Entre quinta-feira, 24, e domingo, 27, foram solicitados 9.133 mil documentos do tipo de forma online pela plataforma Título Net.

A Justiça Eleitoral realizou uma campanha, na semana retrasada, para alertar aos jovens da proximidade do prazo, 4 de maio, para estar apto ao voto no pleito deste ano. A mobilização ocorreu na internet e envolveu celebridades e times de futebol na captação. “Destaca-se que, além dos(as) jovens, todas as pessoas que precisam fazer alterações no cadastro eleitoral ou regularizar sua situação eleitoral precisam buscar a Justiça Eleitoral até essa data”, diz o TRE-CE.

LEIA MAIS | Número de novos eleitores entre 16 e 18 anos está abaixo das expectativas do TSE

Até janeiro, 730.693 adolescentes entre 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor, contingente menor que o do último pleito geral, de 1.400.613 pessoas. Em relação a 2020, esse índice caiu 26%, já que, naquele ano, 992.513 jovens nessa faixa etária puderam votar. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Alistamento online 
O título de eleitor pode ser solicitado por qualquer pessoa maior de 16 anos pela internet. Basta acessar o Sistema Título Net, preencher o formulário com suas informações e ter em mãos os documentos solicitados.

“Na sequência, os dados são enviados imediatamente para a Zona Eleitoral correspondente e, caso estejam todos corretos, após verificação pela equipe do cartório, as informações são encaminhadas para o TSE para validação”, explica o TRE-CE.

Caso haja necessidade de ajustes nos dados, o cartório eleitoral entrará em contato por e-mail ou WhatsApp, para alteração. Para dúvidas envolvendo esse processo ou demais temas ligados às eleições, basta ligar para o Disque Eleitor 148, das 7h às 14h, de segunda a sexta.

[ Mais notícias ]