O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (28), dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC), realizada em 2023, que indicam que 80,9% dos municípios cearenses têm como principal destino para os materiais coletados os vazadouros ao ar livre, ou seja, os lixões.
Conforme o levantamento, no ranking nacional, o Ceará ocupa a 5ª posição entre os estados com o maior número de cidades que ainda utilizam lixões para descartar os resíduos sólidos, ficando atrás apenas de Roraima, Amazonas, Maranhão e Pará.
A pesquisa ainda apresenta informações sobre outras questões do saneamento básica no Ceará, como a limpeza urbana, esgotamento sanitário e a coleta de resíduos sólidos. No Estado, os serviços de coleta de resíduos sólidos especiais chegam à 140 municípios cearenses, representando 76,5% do território. O resultado indica que o Ceará tem uma cobertura considerada intermediária, deixando de fora do serviço 43 cidades cearenses.
Entre as regiões que indicaram a existência de outros tipos de coleta do lixo, o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) ou Ecoponto é apontado com uma maior frequência, aparecendo em 47,8% das cidades. Já a coleta porta a porta apresenta uma cobertura de 39,1%.