Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Mais de 7 mil empresas foram abertas no Ceará em novembro

Só a capital cearense concentra quase a metade dos novos negócios abertos no período.
Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

De acordo com os dados levantados pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), 7.586 empresas foram abertas no Ceará no mês de novembro. Este número resultou no saldo de mais de dois mil novos empreendimentos no estado. A cidade de Fortaleza registrou 3.748 novos negócios, ou seja, 49,4% do total. Outros municípios que se destacaram foram Caucaia, com 288 empresas, e Juazeiro do Norte, com 275.

As principais atividades registradas durante o período foram a de Promoção de Vendas, registrada 641 vezes, seguida pela de Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios, com 633 registros, e, por fim, Comércio Varejista de Cosméticos, Produtos de Perfumaria e de Higiene Pessoal, com 466.

Um destaque positivo acontece no tempo menor para abertura de empresas. No mês passado, o processo durou em média três horas e 18 minutos, que representa 38% abaixo para o mesmo período em 2022. O valor é calculado a partir da média aritmética ponderada, considerando a data da última entrada do processo na Jucec até a sua aprovação.

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, reforça que vem trabalhando no sentido de simplificar o modelo de abertura de empresas, tirando a carga burocrática do empreendedor e convidando a investir no Ceará. “Agora, no mês de novembro, além do saldo positivo, temos também a redução ainda mais acentuada no tempo de abertura”, comemorou.

Empresa Mais Simples

Uma das cidades que se destacou, Caucaia adotou, em agosto, o programa Empresa Mais Simples, que garante a desburocratização no processo de constituição de empresas. Criado em 2017, a iniciativa tem simplificado e representando grandes avanços. “Este ano estamos consolidando e ampliando o Empresa Mais Simples para todos os municípios do Ceará. Aqui tem um ambiente de negócios favorável ao investimento e acreditamos que esses números podem melhorar cada vez mais”, finaliza Monteiro.

[ Mais notícias ]