Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Mais de 300 árvores em situação de perigo foram cortadas no Ceará em 2023

Conforme a corporação, dentre as ocorrências atendidas, em sua maioria apresentavam obstruções de via públicas, com árvores caídas no chão, em telhados ou sobre automóveis
Foto: CBMCE

Compartilhar:

Somente nos primeiros dois meses deste ano, o Corpo de Bombeiros Miliar do Ceará (CBMCE) realizou ao menos 302 cortes de árvores em situação de perigo no Estado. Conforme a corporação, a maior parte das ocorrências atendidas são por obstruções de via públicas, com árvores caídas no chão, em telhados ou sobre automóveis. Conforme os bombeiros, de janeiro a dezembro de 2022, foram cortadas mais de 1.500 árvores em situação de perigo. Em 2021, foram registradas 826 ocorrências desse tipo.

Uma das situações mais recentes aconteceu na última sexta-feira, 3, quando uma árvore, ao cair, acabou obstruindo um cruzamento no bairro Itaperi, em Fortaleza. A via só foi liberada após o corte da árvore.

Entre as causas que podem acarretar a queda dessas árvores estão raízes que saltam os calçamentos ou que sofreram alguma intervenção irregular em sua base, a não realização de podas, solos fracos que não sustentam árvores mais grossas, além de ventos fortes, principalmente durante a quadra chuvosa [fevereiro a maio] no Estado, onde algumas chuvas são acompanhadas de fortes ventos.

MANUTENÇÃO

Segundo o Corpo de Bombeiros do Ceará, a manutenção das árvores é de competência do poder público municipal. O acionamento dos bombeiros pode ser feito quando incidentes ocorrerem aos fins de semana ou feriados. Pelo número de telefone 193, a população pode solicitar a insperção de árvores que estejam em situação de perigo. A poda pode ser requerida diretamente à Prefeitura da cidade em questão. Na Capital, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) é quem realiza o serviço.

AÇÕES EM FORTALEZA

Somente no ano passado, a Prefeitura de Fortaleza coletou 544 árvores caídas nas ruas da Capital e realizou mais de 11 mil podas. Conforme informações da Prefeitura, essas podas foram realizadas pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), por meio da UrbFor. A população residente em Fortaleza pode acionar a Urbfor por meio da Central 156, ou presencialmente nas Secretarias Regionais.

[ Mais notícias ]