Entre a última sexta-feira, 30, e sábado, 31, de 2022, mais de 2 mil garrafas de vidro e 33 cigarros eletrônicos foram apreendidos por fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) no Réveillon de Fortaleza, realizado na Praia de Iracema. Ao todo, segundo o órgão, foram lavrados 33 documentos fiscais, entre autos e notificações, por descumprimento do que determina a legislação.
Dentre as irregularidades constatadas estão: ocupação do passeio, embaraço ao trânsito de pedestres e veículos, além do comércio ambulante em desacordo e sem a devida autorização, Termo de Permissão, emitido pela Prefeitura de Fortaleza.
Segundo a Agefis, as garrafas de vidro foram proibidas no evento devido ao grande risco de acidentes com objetos perfurocortantes. Já os cigarros eletrônicos são proibidos por lei e estavam sendo comercializados na festa. No domingo, 1º, nas ações de combate à poluição sonora, os fiscais da Agência apreenderam um paredão de som em busca ativa pela Capital cearense.
Festa da virada
A tradicional festa da virada em Fortaleza teve início nesta sexta-feira. Na data que abriu a celebração, apresentaram-se Jorge Aragão, Daniela Mercury, Luísa Sonza, Vanessa da Mata, Xand Avião, Nattan, Paulo José Benevides, Getúlio Abelha e Marcia Felipe. O evento marcou o retorno da celebração após a pandemia. Depois de dois anos sem ser promovido, a festa ocorreu em dois dias, com 19 artistas.
Considerando a agenda do maior Réveillon do Norte e Nordeste, cerca de 1 milhão de pessoas por dia esteve no evento, segundo a Prefeitura.
Um deles é o educador físico Felipe Rocha, que veio direto do Maranhão para curtir a celebração. Hospedado em um hotel de frente ao Aterro, ele fala da expectativa para prestigiar sua conterrânea de São Luís, a cantora Alcione, que se apresenta neste sábado. Na Capital desde o dia 27, o educador físico conta ainda que pretende assistir aos shows direto do hotel, por isso a escolha pela vista privilegiada do 10º andar, mas também tem aproveitado os dias para conhecer a Cidade.
“A gente já foi para a praia, Cumbuco, conhecer o outro lado de lá. Eu conhecia mais desse lado e Praia do Futuro.” A festa é apontada pelo trade turístico como o principal atrativo para a abertura da alta estação em Fortaleza, dinamizando a economia do Município.
Ação
As ações tiveram o apoio da Inspetoria de Proteção Ambiental (Ipam) – da Guarda Municipal de Fortaleza, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), do Corpo de Bombeiros e do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA). A Agefis atua regularmente fiscalizando eventos de massa realizados na Capital, para assegurar a saúde e o bem-estar da população, e reforça que a população pode acionar a fiscalização por meio dos canais de denúncia: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), o telefone 156 e o site Denúncia Agefis.