Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Mais de 1,7 milhão de cearenses sofrem com protestos de títulos em dois anos

Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Caucaia e Sobral lideram a lista das cidades com maior quantidade de títulos protestados nos cartórios do Ceará
Foto: Divulgação/ Documentall

Compartilhar:

Muitos cearenses passam por dificuldades em conseguir crédito no banco, fazer compras parceladas e alugar imóveis. O maior volume de títulos protestados nos cartórios foi registrado no ano passado, com 726.863 pessoas nessa situação. De 2022 até o semestre deste ano, 1.739.084 cearenses possuem restrições em serviços de telefonia e banco, impactando na reputação e até perda de bens.

Protesto de Títulos é o meio legal para registrar o não pagamento. Você pode protestar qualquer título ou documento de dívida por falta de pagamento, isso é uma medida que visa proteger o credor ao comprovar oficialmente a falta de cumprimento do devedor. Protesto é o ato formal e solene pelo qual se prova a inadimplência e o descumprimento da obrigação originada em títulos e outros documentos de dívida.

Segundo o presidente em exercício da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), Cícero Mazzutti, os cartórios disponibilizam canais de atendimento online para quem precisar protestar um título:

“Cada vez mais os cartórios trabalham para facilitar e agilizar as demandas da população, disponibilizando canais de atendimento on-line como é o caso de quem teve algum título protestado em seu nome e, assim, evitando golpes. Hoje em dia, a grande maioria dos serviços que estão sob a responsabilidade de notários e registradores podem ser feitos em qualquer horário e de qualquer lugar”, declarou Cícero Mazzutti.

A área de serviço Resolve, disponibilizado pelo IEPTB-BR, permite a localização e regularização de pendências financeiras de forma simples e direta pelo portal. Tornando mais prático a organização de seus documentos e evitando qualquer dor de cabeça.

[ Mais notícias ]