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24 de março de 2025

“Mais Aprendizagem Matemática”: Governo anuncia investimento de R$ 3,5 milhões em ações na Educação

O “Mais Aprendizagem Matemática” apresenta um apoio para professores e estudantes, buscando uma evolução no ensino e na aprendizagem
Foto: Thiago Gaspar / Governo do Estado do Ceará

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Em evento realizado no Palácio da Abolição, em Fortaleza, foi lançado o projeto “Mais Aprendizagem Matemática”, que busca apoiar professores e estudantes da rede pública com ações e investimentos visando uma melhora no ensino e aprendizagem da disciplina. O Mais Aprendizagem Matemática deve beneficiar inicialmente 403.609 estudantes e 2.941 professores, com investimento de R$ 3,5 milhões. A cerimônia contou com as presenças do governador Elmano de Freitas (PT) e da secretária da Educação, Eliana Estrela, acompanhados de professores, estudantes e demais autoridades.

O projeto é integrado por estratégias curriculares, pedagógicas e didáticas voltadas à formação continuada dos professores e incentivo à pesquisa, bem como uso de abordagens lúdicas em sala de aula. Também está prevista a concessão de bolsas para estudantes e professores que participarão das atividades de monitoria e dos clubes do projeto. Outra estratégia é a melhoria da estrutura física e tecnológica das escolas, com laboratórios e plataforma voltados à Matemática.

A iniciativa está dentro do Programa Ceará Educa Mais, desenvolvido por meio da Secretaria da Educação do Ceará. Segundo o governador, a iniciativa busca reconhecer e aproveitar as habilidades dos profissionais que atuam na rede estadual, que conta com mais de 440 mestres e 25 doutores em Matemática.

“Colocamos luzes sobre um grande desafio do ensino no País, que é o ensino da Matemática. Valorizando nossos professores, nossa experiência, mas também melhorando as condições de ensino para esse professor, especialmente com laboratórios, maratonas estudantis e incentivo aos professores para a produção do conhecimento. Isso tudo vai junto à ideia de escola em tempo integral”, afirma Elmano de Freitas.

Foto: Governo do Estado do Ceará

A estratégia também contribui para equacionar a histórica questão da desigualdade de gênero nas Ciências Exatas. “Precisamos quebrar a situação que determinadas profissões historicamente foram reservadas para homens por mero preconceito de não entender que temos direitos iguais. Para garantir o direito das mulheres de ocuparem esses espaços, daremos condições para nossas jovens terem estímulos nas Ciências Exatas. Aprendemos que as mulheres devem estar onde elas quiserem”, defendeu.

Titular da Seduc, Eliana Estrela, aponta a necessidade de tornar o ensino-aprendizagem em Matemática mais lúdico e atrativo, para superar as dificuldades que são comuns em todo o Brasil. “Nós avançamos muito, principalmente em Português, mas a Matemática continua sendo um desafio não só para o Ceará. Que a gente possa avançar não só na questão de ranking, mas que a gente cumpra o dever de casa; fazer com que os estudantes estejam na escola, aprendendo na idade certa, e se desenvolvendo”, ressaltou.

PROEFICIÊNCIA

Dados do Pisa de 2022, por exemplo, revelam que apenas 27% dos estudantes brasileiros registraram desempenho adequado na disciplina. Em nível estadual, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2023 aponta que 30% dos estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino encontram-se nos níveis mais avançados de aprendizagem. Conforme Eliana Estrela, o projeto pode ser replicado também no Ensino Fundamental, por meio do regime de colaboração entre Estado e municípios cearenses, dentro do Programa Paic Integral.

Dentre as ações do projeto está o Elas na Matemática, que busca promover a equidade de gênero estimulando o protagonismo feminino na área. Nesse sentido, serão ofertadas 500 bolsas de monitoria, no valor de R$ 200, para as alunas do Ensino Médio. O período de duração das bolsas é de agosto a dezembro. A meta é atender jovens de 267 escolas. A seleção para o próximo semestre será feita por meio de edital que será divulgado pela Seduc.

A Seduc vai disponibilizar progressivamente, até 2026, 150 Laboratórios de Matemática, nas unidades de ensino da rede estadual. 50 unidades serão entregues em 2024, com investimento de R$ 2.162.500,00. Esses espaços serão equipados para o uso da Matemática em situações práticas, tornando o ensino mais atrativo e lúdico.

A tecnologia também será usada para o fortalecimento das aprendizagens. Os estudantes terão acesso gratuito a uma plataforma de ensino inteiramente adaptada às suas necessidades. No ambiente digital, são oferecidos exercícios, vídeos educativos e um painel de aprendizado personalizado que habilita os alunos a estudarem no seu próprio ritmo, dentro e fora da sala de aula. A ação será desenvolvida em parceria com a Khan Academy.

Outro destaque é a Maratona de Matemática para os estudantes. A proposta vai possibilitar que os alunos do Ensino Médio coloquem em prática suas habilidades sobre essa importante área do conhecimento, além da integração entre as escolas.

APOIO AOS PROFESSORES

Com relação à atividade docente, o projeto prevê a criação de ações de promoção da formação continuada, compartilhamento de experiências e incentivo à pesquisa, além da criação de um Grupo de Trabalho (GT) de Matemática, 30 Clubes de Matemática e Comunidades de Prática para o Ensino de Matemática. Aos professores participantes dos Clubes de Matemática também serão concedidas bolsas mensais no valor de R$ 1.330,00. Além disso, será realizada olimpíada para os professores de Matemática e publicação de trabalhos acadêmicos em formato de e-book.

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