Voltar ao topo

19 de abril de 2025

Mais 54 ônibus com ar-condicionado passam a funcionar em Fortaleza

Alguns novos ônibus oferecem ao passageiro tomada para carregadores de celular, cadeiras mais confortáveis, atendendo aos padrões de acessibilidade
Foto: Marcos Moura/Divulgação

Compartilhar:

As pessoas que utilizam transporte público em Fortaleza já usufruem de 54 novos veículos zero-quilômetro com ar-condicionado. Os ônibus proporcionam mais conforto e segurança aos passageiros e motoristas. No total, com os 83 veículos zero-quilômetro incorporados no ano passado, são 137 novos ônibus na frota da Capital. Os veículos, mais modernos, trazem novos quesitos de segurança, como a instalação de câmeras na porta traseira.

O equipamento permite ao motorista visualizar o desembarque dos passageiros, garantindo a saída segura após o desembarque completo. As portas possuem sensor para que sejam fechadas automaticamente, cumprindo a legislação que proíbe a circulação de ônibus com as portas abertas.

Além disso, alguns novos ônibus oferecem ao passageiro tomada para carregadores de celular, cadeiras mais confortáveis, além de atenderem aos padrões de acessibilidade. Seguindo ainda as normas das legislações federais vigentes, todos eles possuem assentos devidamente sinalizados na cor amarela para passageiros prioritários (com 60 anos ou mais, gestantes, pessoas com criança de colo, obesas, com deficiência), elevador para cadeira de rodas ou piso baixo com rampa, como também cintos de segurança para as pessoas com deficiência visual acompanhadas de cães-guia.

“Todas essas funcionalidades facilitam o embarque de idosos, pessoas com deficiência ou mesmo com dificuldade de locomoção e garantem o direito de ir e vir desse público”, afirma Raimundo Rodrigues, vice-presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

Outro diferencial é que todos os ônibus novos atendem às exigências quanto à redução na emissão de poluentes previstas no Proconve 7 (7ª fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores). Os novos carros reduzem a emissão de material particulado em 97% e as demais emissões (CO, NOX e Hidrocarbonetos), chegando próximo a 90% de redução.

Para David Bezerra, presidente da Etufor, a renovação da frota que está em curso é fundamental para que os passageiros e os motoristas possam usufruir de um deslocamento com segurança e conforto. “Transportar os usuários do transporte coletivo com segurança e cuidado é um desafio diário e, com os ônibus novos, é possível viabilizar viagens mais seguras e eficientes”, considera.

O presidente do Sindiônibus, Dimas Barreira, também reforça a importância. “Com muita satisfação, podemos afirmar que a renovação da frota de ônibus de Fortaleza tem sido retomada. É uma ótima notícia. Significa veículos mais confiáveis e confortáveis, além de serem mais modernos e muito menos poluentes. Bom para os passageiros e ótimo para a coletividade”, comemora.

[ Mais notícias ]