O governador Elmano de Freitas (PT) vai acompanhar, às 17h desta sexta-feira (12), um reforço para a Segurança Pública cearense. Na ocasião, será iniciado o serviço operacional supervisionado de 240 novos policiais militares, que atuarão no reforço do policiamento ostensivo no Estado. A solenidade ocorre na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, e marca a continuidade de anúncios feitos pelo governador para a Segurança Pública.
Uma das principais pautas deste ano no Ceará, o combate à violência e à criminalidade tem ganhado destaque nas políticas e anúncios de Elmano. Dados divulgados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na última segunda-feira (8), mostram que o Ceará apresentou uma redução de 14,4% em roubos no mês de junho em comparação ao mesmo mês do ano passado. Na Capital também foi registrada redução nos roubos na comparação, com uma queda de 9,7%.
No número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – indicador que representa crimes de homicídio doloso, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e outros crimes resultantes em mortes -, no entanto, as forças de segurança do Ceará já não tiveram tanto êxito na comparação com o ano anterior. O mês de junho registrou 259 ocorrências. Apesar de um número inferior ao mês de maio (316), na comparação com o junho passado (211), o deste ano possuiu 48 ocorrências a mais. Os dados também são da Supesp.
MUDANÇAS
O debate sobre a Segurança Pública no Estado já gerou mudanças no comando da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. O então secretário Samuel Elânio deixou a SSPDS no dia 27 de maio. No lugar dele, Elmano anunciou Roberto Sá. Além da troca no cargo máximo, publicação da última sexta-feira (5) no Diário Oficial do Estado (DOE) mostrou a troca no comando da inteligência da pasta. O Governo exonerou o então secretário executivo de Ações de Inteligência e Defesa Social, Francisco Angelo Cunto Gurgel Filardi, e nomeou Roberto Alzir Dias Chaves. Delegado da Polícia Federal (PF), o novo chefe da inteligência da SSPDS já trabalhou com Roberto Sá, entre 2016 e 2018, no Rio de Janeiro.
Leia mais | Segurança Pública: Elmano sanciona pacote de ações para gratificação de profissionais
Na quarta-feira (10), Elmano promoveu 12 oficiais ao posto de coronel da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), patente mais alta da corporação. Dentre os promovidos – que passam a atuar nas áreas da saúde e no quadro de combatentes – estão duas mulheres. A PMCE, com os novos quadros, agora tem 30 coronéis na ativa. “Essa promoção é um justo e merecido reconhecimento a esses homens e mulheres pelos serviços prestados à nossa Polícia Militar do Ceará. Desejo ótimo trabalho a todos nessa função de coronel”, disse o governador.