O presidente Emmanuel Macron, 44, deve ser reeleito, neste domingo (24), para mais cinco anos como presidente da França. Foi o que indicaram as projeções divulgadas logo após o fechamento das urnas, às 20h, no horário local (15h de Brasília). De acordo com o instituto Ipsos, Macron obteve 58,2% dos votos, à frente de Marine Le Pen, 53, com 41,8%. Os números são estimativas calculadas a partir dos resultados das seções eleitorais que encerraram a votação às 19h -nas grandes cidades, o voto continuou por mais uma hora.
Veja abaixo as três principais projeções:
- Projeção Ifop
Emannuel Macron: 58%
Marine Le Pen: 42%
- Projeção Elabe
Macron: 57,6%
Le Pen: 42,4%
- Projeção Ipsos
Macron: 58,2%
Le Pen: 41,8%
O resultado final deve ser contabilizado ainda neste domingo. Quinze minutos depois da divulgação da projeção, porém, Le Pen admitiu a derrota em discurso a apoiadores. A última pesquisa divulgada antes da decisão, na sexta (22), mostrava Macron com 57% das intenções de voto, contra 43% da rival.
Se confirmada a vitória, o presidente de centro-direita se tornará o quarto mandatário reeleito na Quinta República, como é chamado na França o período após 1958. O feito não era alcançado havia 20 anos, quando Jacques Chirac venceu o pai de Marine, Jean-Marie Le Pen.
Eleito em 2017 como uma lufada de centrismo na polarizada sociedade francesa, Macron continuará como chefe de Estado da sétima maior economia do mundo e a segunda da União Europeia, bloco do qual é um dos países fundadores.
Com Folha Press