De acordo com o Governo do Ceará, mais de 5,6 toneladas de entorpecentes foram apreendidas em todo o Estado em 2022. Das apreensões, destacam-se os derivados da cannabis, que inclui a maconha e o haxixe. Foram mais de 3,4 toneladas de drogas desse tipo apreendidas pelas Forças de Segurança, entre janeiro e dezembro do último ano. No mesmo período, foram apreendidas 2 toneladas e cocaína e 247 kg de crack.
Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (GEESP), da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), uma das vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE).
Entre as apreensões, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) recolheu 81 quilos de pasta base de cocaína em Morada Nova, em novembro de 2022, por meio de uma ofensiva do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi), com apoio da Polícia Rodoviária Federal. Em junho do mesmo ano, a Polícia Civil desativou um laboratório de drogas no bairro Demócrito Rocha, em Fortaleza. Na ocasião, cerca de 15 quilos de maconha, mais uma quantidade de crack e uma substância análoga à cocaína foram apreendidas.
Denúncias
A Polícia reforça que as denúncias são fundamentais para fortalecer as apreensões realizadas no Ceará. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS-CE, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. A Delegacia de Narcóticos (Denarc), unidade especializada da PC-CE, conta com canais de comunicação direta de denúncias por meio dos quais a população pode compartilhar informações que tenham conhecimento acerca do tráfico de drogas no Estado.
As informações podem ser repassadas pelo número da Denarc: (85) 3472-1560, que é WhatsApp. O sigilo e o anonimato são garantidos.