Menu

Maciço de Baturité reúne festivais de cores e sabores que potencializam a economia da região

O Festival Nordestino de Teatro comemora 30 anos em 2023 e ocorrerá de 15 a 18 de novembro. Foto: Eunilo Rocha/Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga

Com diferentes formas de expressão, Guaramiranga se destaca como um dos principais destinos do Maciço de Baturité, região que concentra cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará. A economia no Município se baseia na oferta de serviços de hospedagem e estabelecimentos informais. O setor de Alimentos e Bebidas também se destaca, oferecendo especialidades gastronômicas com cozinhas regional, nacional e internacional. “O turismo tem impulsionado outras atividades, como serviços de guia turístico, receptivo local, cafeterias, pizzarias, lojas de souvenirs e o comércio de rua, que está passando por um processo de reordenamento”, detalha Roberlância Ferreira, prefeita de Guaramiranga.

“Mirantes que oferecem experiências ao pôr-do-sol também têm se expandido na região. Em breve, as obras de construção do Mirante da Linha da Serra terão início, e um espaço voltado para o turismo religioso, a Praça Nossa Senhora de Fátima, será construído na localidade de Linha da Serra”, ressalta.

Região com economia pujante, o Maciço de Baturité recebe, nesta semana, um conjunto de atividades da Assembleia Itinerante e é foco econômico e político. Marcando o momento, o OPINIÃO CE reúne, nesta edição especial, elementos que destacam o Maciço de Baturité, composto por 13 municípios, como uma das mais importantes regiões cearenses. Na primeira reportagem da série, mostramos as marcas da história, pioneirismo e desenvolvimento da Serra. Na segunda reportagem, o OPINIÃO CE destaca a importância da economia cafeeira para os municípios.

A gestora também lembra a importância dos principais eventos realizados no Município. O Festival Jazz & Blues de Guaramiranga ocorre durante o período de Carnaval, e os Concertos da Paixão, um festival de música com orquestras, tenores, sopranos e outros artistas, acontece na época da Páscoa. Além disso, há o Festival Junino de Guaramiranga e o Festival Nordestino de Teatro, que comemora 30 anos e ocorrerá de 15 a 18 de novembro. Já o tradicional Réveillon Popular de Guaramiranga deve atrair cerca de 8 mil pessoas.

Festival Jazz & Blues. Foto: Secult/Divulgação

Em Baturité, principalmente a partir de 2021, o setor turístico, alimentado por festivais, tem desempenhado um papel significativo na economia da cidade. “As localidades onde o turismo é a principal atividade econômica apresenta um aumento de mais de 40% na lucratividade dos pequenos negócios em comparação a 2019. Eventos pontuais, de alta visibilidade, e festejos de tradição, promovem a circulação de uma população flutuante, perto de 3 mil pessoas, que consomem no comércio e serviços locais, injetando mais de R$ 10 milhões na cidade”, detalha o prefeito Herberlh Mota (PL).

Entre os eventos populares estão o Projeto Sou Daqui Cultural, com apresentações musicais e performances na localidade de Uirapuru, e festas tradicionais como Folia de Reis, festas juninas, Tambores do Evaristo e Dança de São Gonçalo, na comunidade quilombola da Serra do Evaristo.

Reportagem de Anderson Alves e Felipe Barreto*